Categories: Diversos

Bolsonaro deixa a PF após depoimento – Agência Brasil

Após cerca de duas horas de depoimento, o ex-presidente Jair Bolsonaro deixou a sede da Polícia Federal (PF), em Brasília. Ele foi ouvido no inquérito que investiga uma tentativa de golpe de Estado que teria sido articulada pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES). O inquérito foi aberto em fevereiro pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

Questionada, a Polícia Federal não revelou o conteúdo do depoimento. Bolsonaro chegou na PF por volta de 13h40. O ex-presidente começou a ser ouvido por volta das 14h. Antes das 16h30, a oitiva se encerrava.

Notícias relacionadas:

Bolsonaro chega à Polícia Federal para prestar depoimento .Em conversa com a imprensa na saída, Bolsonaro negou ter qualquer vínculo com Marcos do Val, apesar de admitir ter participado de uma reunião com o senador e o então deputado federal Daniel Silveira no início de dezembro. É o conteúdo dessa reunião que está sendo investigado pela polícia. As suspeitas são de que os três discutiram uma possível tentativa dar um golpe de Estado, invalidando as eleições ocorridas pouco mais de um mês antes.

“Nada aconteceu no dia 8 de dezembro. Até porque não tinha nenhum vínculo com o senhor Marcos do Val. Que eu me lembre, nunca tive uma reunião com ele, nunca o recebi em audiência, a não ser, talvez, fotografia, que é muito comum acontecer entre nós. Então, nada foi tratado, não tinha nenhum plano”, disse o ex-presidente.

Ele afirmou que ficou calado durante todo o encontro com os parlamentares, ambos da base de seu governo. “O que eu tirei da conversa, fiquei calado ali, era que o Daniel Silveira queria que o Marcos do Val falasse alguma coisa. Ele também não falou nada”.

A impressão que ele afirma ter de Silveira e do Val é que os dois não tinham hábito de conversar entre eles, mas ambos se aproximaram após o senador dizer durante uma audiência pública que precisaria se ausentar para uma reunião com o ministro do Supremo.

“Passou a ter [uma relação entre os dois parlamentares] após aquela audiência pública onde o Marcos do Val, ao falar que iria se encontrar com o ministro Alexandre de Moraes, poderia extrair algo de útil desse possível relacionamento entre o senador e o ministro”.

As suspeitas são de que o senador queria gravar a conversa na busca por uma declaração do ministro admitindo ter, em algum momento, ultrapassado “as quatro linhas da Constituição”. Essa admissão de culpa, que nunca ocorreu por parte do magistrado, poderia ser usada como argumento para questionar o resultado das eleições de 2022, na qual Bolsonaro foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva.

*Matéria atualizada às 18h31 para acréscimo de informações

Share

Recent Posts

Atriz Maggie Smith, de Harry Potter e Downton Abbey, morre aos 89 anos – Agência Brasil

Maggie Smith, atriz shakespeariana vencedora de dois Oscars que esteve nos filmes de Harry Potter,…

20 minutos ago

Brasil gerou mais de 235 mil novos postos de trabalho em agosto – Agência Brasil

O Brasil ampliou em 232.513 o número de postos de trabalho com carteira assinada no…

20 minutos ago

Incêndio na Chapada dos Veadeiros ainda não foi controlado – Agência Brasil

O incêndio que atinge desde a última quarta-feira (25) o Parque Nacional da Chapada dos…

21 minutos ago

Declarações do Imposto de Renda na malha fina chegam a 1,47 milhão – Agência Brasil

Quase 1,5 milhão de contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda neste ano,…

1 hora ago

Governo cria GT para evitar uso do Bolsa Família com apostas online – Agência Brasil

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou nesta…

1 hora ago

Massa salarial dos trabalhadores atinge recorde em agosto, diz IBGE – Agência Brasil

A massa de rendimento real dos trabalhadores brasileiros atingiu um volume de R$ 326,2 bilhões…

1 hora ago