Categories: Diversos

CMN flexibiliza restrição a imóveis rurais no RS com embargo ambiental – Agência Brasil

A partir de 30 de agosto até 31 de dezembro, os produtores rurais do Rio Grande do Sul com embargo ambiental terão mais flexibilidade para não terem o acesso ao crédito cortado. O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou uma regra transitória que ameniza os impedimentos sociais, ambientais e climáticos para as operações de crédito rural no estado, afetado recentemente por enchentes.

No caso de assentamentos de reforma agrária e de áreas ocupadas por povos e comunidades tradicionais, o crédito rural será vedado apenas às áreas com embargo ambiental e ao agente responsável pelo embargo da área. A medida vale para embargo de qualquer órgão ambiental competente, federal ou estadual, decorrente do uso econômico de áreas desmatadas ilegalmente e registradas no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Notícias relacionadas:

CMN antecipa regra para estimular bancos a emprestarem ao RS.CMN libera R$ 8,3 bi a bancos com grande volume de empréstimos ao RS.As mudanças constam em resolução do CMN publicada nesta quarta-feira (24). O Conselho é formado pelos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento, Simone Tebet, além do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. 

Produtores rurais tradicionais também receberam ajuda e tiveram as regras flexibilizadas. O CMN autorizou que as verificações de sobreposição de área para os empreendimentos devem considerar apenas ao perímetro dos projetos, em vez da superfície do imóvel rural. Dessa forma, a área do empreendimento deve coincidir, pelo menos parcialmente, com a área do respectivo Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Em nota, o Ministério da Fazenda informou que a infraestrutura urbana de diversas cidades gaúchas ficou comprometida, resultando na instabilidade do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) do Rio Grande do Sul. Isso ocorreu porque a sede da empresa de processamento de dados do estado, gestora do Cadastro Ambiental Rural (CAR), foi alagada.

Como a migração da versão estadual para a versão federal do Sicar ainda não foi concluída, muitos produtores rurais gaúchos estão tendo dificuldades para retificar o CAR de seu imóvel e corrigir problemas que geram limitações para acessar o crédito rural.

Share

Recent Posts

Dia de São Cosme e São Damião é marcado por ação social além de doces – Agência Brasil

“Pegamos dois!”, grita uma criança com cerca de seus 10 anos de idade, enquanto corre…

22 minutos ago

Governo do Rio assina contrato de concessão do Complexo Maracanã – Agência Brasil

O governo do estado do Rio de Janeiro e o Consórcio Fla/Flu, composto pelos clubes…

22 minutos ago

Macaé Evaristo toma posse como ministra dos Direitos Humanos – Agência Brasil

A professora e assistente social Macaé Evaristo tomou posse, nesta sexta-feira (27), como a nova…

1 hora ago

Candidata a vereadora de SP, Léo Áquila sofre atentado a tiros – Agência Brasil

A candidata a vereadora de São Paulo Leonora Áquilla, mais conhecida como Léo Áquilla, que concorre…

1 hora ago

“Chegou a hora de colocar ordem nisso”, diz Haddad sobre bets – Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se manifestou hoje (27) sobre as bets, os jogos…

1 hora ago

Bahia homenageia santos Cosme e Damião com comidas de orixá – Agência Brasil

A tradição de homenagear os santos Cosme e Damião no dia 27 de setembro tem…

1 hora ago