Categories: Diversos

Inep publica edital para a primeira etapa do Revalida 2023 – Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou hoje (4) no Diário Oficial da União (DOU), edital para a realização da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023. As inscrições deverão ser realizadas no período de 16 a 20 de janeiro.

O valor da taxa é R$ 410, que deve ser paga até o dia 26 de janeiro. A prova será aplicada em 5 de março, nas seguintes cidades: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Notícias relacionadas:

Vacinação é estratégia coletiva, diz secretária de Vigilância em Saúde.As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Revalida. Segundo o edital, para participar da primeira etapa do Revalida, o participante precisa ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil e possuir diploma de graduação em medicina “expedido por Instituição de Educação Superior Estrangeira, reconhecida no país de origem pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiro”.

O exame é composto por uma etapa teórica e outra prática que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

A primeira etapa (teórica) é formada pela avaliação escrita, com a aplicação de duas provas: uma prova objetiva, composta por 100 questões de múltipla escolha, e outra discursiva, composta por cinco questões.

Quem for aprovado na primeira etapa estará apto para se submeter a avaliação prática. O edital com o cronograma para a realização da segunda etapa ainda será divulgado pelo Inep.

Aplicado desde 2011, o Revalida tem por objetivo subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. O exame avalia as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Share

Recent Posts

Atriz Maggie Smith, de Harry Potter e Downton Abbey, morre aos 89 anos – Agência Brasil

Maggie Smith, atriz shakespeariana vencedora de dois Oscars que esteve nos filmes de Harry Potter,…

25 minutos ago

Brasil gerou mais de 235 mil novos postos de trabalho em agosto – Agência Brasil

O Brasil ampliou em 232.513 o número de postos de trabalho com carteira assinada no…

25 minutos ago

Incêndio na Chapada dos Veadeiros ainda não foi controlado – Agência Brasil

O incêndio que atinge desde a última quarta-feira (25) o Parque Nacional da Chapada dos…

25 minutos ago

Declarações do Imposto de Renda na malha fina chegam a 1,47 milhão – Agência Brasil

Quase 1,5 milhão de contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda neste ano,…

1 hora ago

Governo cria GT para evitar uso do Bolsa Família com apostas online – Agência Brasil

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou nesta…

1 hora ago

Massa salarial dos trabalhadores atinge recorde em agosto, diz IBGE – Agência Brasil

A massa de rendimento real dos trabalhadores brasileiros atingiu um volume de R$ 326,2 bilhões…

1 hora ago