Categories: Diversos

Ministra defende retomada do complexo econômico-industrial da saúde – Agência Brasil

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, defendeu nesta quinta-feira (6) a retomada do complexo econômico-industrial da saúde para reduzir o que chamou de vulnerabilidade do país frente a grandes desafios que se colocam. “Vimos, na pandemia de covid-19, o peso que tem essa questão, a vulnerabilidade da vida, não só uma vulnerabilidade econômica.”

Em declaração durante a reunião de relançamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), no Palácio do Planalto, Nísia defendeu também a convergência da política pública na área da saúde e da política industrial, visando ao acesso universal com qualidade, do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Notícias relacionadas:

Lula descarta mudanças e diz que ministra Nísia fica na Saúde.Governo vai pagar piso da enfermagem retroativo a maio.“A vulnerabilidade do nosso país na área da saúde, pensando o conjunto, medicamentos, vacinas e equipamentos médicos, no ano de 2022, foi de US$ 23 bilhões. Se trata de uma grande dependência. É a segunda maior dependência do ponto de vista setorial do Brasil”, disse, ao citar que o país é dependente de 90% dos chamados insumos farmacêuticos ativos.

Reunião de relançamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), no Palácio do Planalto – Marcelo Camargo/Agência Brasil

Durante a reunião, a ministra destacou ainda a importância da elaboração de um programa de preparação para emergências sanitárias, incluindo a capacidade de produção local de insumos em saúde. “Basta lembrar que nós não tínhamos disponíveis máscaras adequadas, respiradores, naquele momento fatal, em que perdemos mais de 700 mil vidas.” 

“Essa retomada da política industrial e do complexo econômico-industrial da saúde é uma oportunidade estratégica para o Brasil, tanto para garantir a saúde como um vetor de desenvolvimento, como também pensando no papel internacional do nosso país. Isso tem sido tema constante”, disse, ao citar a participação brasileira em blocos como G20, Mercosul e Brics.

Share

Recent Posts

Ibama multa fazendeiros em R$ 100 milhões por incêndio no Pantanal – Agência Brasil

Proprietários de uma fazenda em Corumbá, em Mato Grosso do Sul, receberam do Instituto Brasileiro…

20 minutos ago

Chuvas intensas no Rio Grande do Sul já afetam 52 municípios – Agência Brasil

As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o início da semana já…

20 minutos ago

Dorival Júnior convoca seleção para jogos das Eliminatórias – Agência Brasil

O técnico Dorival Júnior anunciou nesta sexta-feira (27) a convocação da seleção brasileira para os…

21 minutos ago

UFRRJ aprova política de reserva de cotas para travestis e transexuais – Agência Brasil

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal Rural do Rio de…

1 hora ago

Juros do cartão de crédito caem e atingem 426,9% ao ano em agosto – Agência Brasil

Influenciada pela limitação do rotativo em vigor desde o início do ano, a taxa média…

1 hora ago

Múcio defende soluções diplomáticas para reduzir escalada de conflitos – Agência Brasil

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse nesta sexta-feira (27) que é necessário ter…

1 hora ago