Categories: Diversos

Prefeitos pedem recursos da União para prevenção de desastres naturais – Agência Brasil

Prefeitos reunidos na 2ª edição do evento Reflexões sobre o futuro das cidades, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Niterói, no Rio de Janeiro, encaminharam carta ao governo federal com pedido de recursos para a prevenção e gestão de desastres naturais em suas cidades. No encontro, também foram definidas ações prioritárias a serem adotadas pelo governo federal nas cidades atingidas.

As discussões se concentraram na prevenção e gestão de desastres, que todos os anos causam consequências sociais e econômicas devastadoras aos municípios atingidos. O tema é acompanhado pela Comissão Permanente da FNP de Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres (Casd).

Notícias relacionadas:

Prefeitos pedem aumento de 1,5% em fundo para pagar piso da enfermagem.Desastres naturais causaram R$ 401,3 bilhões de prejuízos em 10 anos.Na abertura do evento, o prefeito de Niterói, Axel Grael, também vice-presidente de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da frente, destacou a necessidade de “aproximar experiências das defesas civis, de políticas públicas de resiliência, e pensar em formas de ter uma atuação solidária em situações de catástrofes climáticas”.

Grael também compartilhou a experiência de Niterói a partir da tragédia do Morro do Bumba, em 2010, cujo deslizamento resultou em 200 mortes.

A carta com as diretrizes para a estruturação de políticas de prevenção e gestão de desastre das cidades brasileiras foi entregue ao secretário Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano. O documento deverá ser norteador para pactuação dos municípios com o governo federal e elenca medidas para instituir uma política nacional de prevenção e mitigação dos efeitos dos desastres e das mudanças climáticas.

Ceciliano disse que levará a demanda para incluir no Plano Plurianual (PPA), documento previsto na Constituição, que deve ser elaborado a cada quatro anos para a definição de metas, diretrizes e programas de governo.

“A Defesa Civil precisa de recursos para a prevenção. Muitas vezes, ela acaba agindo na interdição. Precisamos aportar mais recursos no orçamento para prevenção da Defesa Civil dos municípios”, ressaltou André Ceciliano.

* Estagiário sob supervisão de Akemi Nitahara 

Share

Recent Posts

Atriz Maggie Smith, de Harry Potter e Downton Abbey, morre aos 89 anos – Agência Brasil

Maggie Smith, atriz shakespeariana vencedora de dois Oscars que esteve nos filmes de Harry Potter,…

21 minutos ago

Brasil gerou mais de 235 mil novos postos de trabalho em agosto – Agência Brasil

O Brasil ampliou em 232.513 o número de postos de trabalho com carteira assinada no…

21 minutos ago

Incêndio na Chapada dos Veadeiros ainda não foi controlado – Agência Brasil

O incêndio que atinge desde a última quarta-feira (25) o Parque Nacional da Chapada dos…

21 minutos ago

Declarações do Imposto de Renda na malha fina chegam a 1,47 milhão – Agência Brasil

Quase 1,5 milhão de contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda neste ano,…

1 hora ago

Governo cria GT para evitar uso do Bolsa Família com apostas online – Agência Brasil

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou nesta…

1 hora ago

Massa salarial dos trabalhadores atinge recorde em agosto, diz IBGE – Agência Brasil

A massa de rendimento real dos trabalhadores brasileiros atingiu um volume de R$ 326,2 bilhões…

1 hora ago