Categories: Diversos

Aberta consulta pública para implementação de escolas cívico-militares – Agência Brasil

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) publicou nesta quinta-feira (18) um edital de convocação para consulta pública para que as comunidades escolares opinem sobre a implantação do modelo de escolas cívico-militares a partir de 2025 na rede pública estadual. As unidades de ensino deverão organizar reuniões com pais ou responsáveis até o dia 31 de julho para discutir o novo modelo. A opinião das comunidades escolares deve ser registrada entre os dias 1º e 15 de agosto, por meio da Secretaria Escolar Digital (SED).

Segundo a Seduc-SP, as outras duas rodadas de consulta estão previstas para unidades que não atingirem a quantidade de votos válidos. Em 19 de agosto, as escolas deverão informar sobre quórum insuficiente. A segunda consulta está prevista para o período de 20 a 22 de agosto. No dia 26 do mesmo mês, as escolas avisam se for necessária a terceira rodada, que deve ocorrer entre 27 e 29 de agosto, também pela SED.

Notícias relacionadas:

Moraes dá 10 dias para SP explicar modelo de escolas cívico-militares.Podem participar da consulta pública mãe, pai ou responsável pelos alunos menores de 16 anos de idade, estudantes dessa faixa etária ou seus parentes em caso da abstenção dos alunos e professores e outros profissionais da equipe escolar. Se mais do que 45 comunidades escolares manifestarem interesse no programa, o desempate será feito com base na distância de até 2 quilômetros de outra unidade que não optou pelo programa, em caso de mais de uma escola interessada na mesma cidade e número de votos válidos a favor da implantação.

Para que a votação a favor seja válida, é preciso que 50% dos votantes mais 1 optem pelo sim; escolas com mais níveis de ensino, ou seja, que ofertam o ensino fundamental e o médio.

As escolas selecionadas para integrar o programa serão conhecidas até o fim de agosto. O período coincide com a primeira etapa do processo de matrículas e transferências na rede estadual de ensino. Até o início de setembro, estudantes poderão registrar intenção de transferência para essas unidades ou para outras escolas da rede.

Esta é a segunda etapa do processo de escuta que a Seduc está promovendo sobre o tema. Entre os dias 21 e 28 de junho, os diretores de todas as unidades da rede pública paulista opinaram sobre a adesão ao novo modelo. Nesse período, 302 diretores manifestaram interesse em atuar no modelo das escolas cívico-militares.

A expectativa da secretaria é iniciar o projeto em 2025 com 45 unidades educacionais da rede, permitindo um acompanhamento detalhado da implantação do modelo e a avaliação da possibilidade de ampliação nos próximos anos.

Share

Recent Posts

Rio Paraguai registra mínima histórica em ano mais seco no Pantanal – Agência Brasil

O Rio Paraguai chegou ao seu nível mais baixo já medido, segundo o Serviço Geológico…

20 minutos ago

Competições de esportes coletivos do JUBs começam nesta segunda no DF – Agência Brasil

Dia oficial do “até logo” e do “bem-vindo” nos Jogos Universitários Brasileiros 2024 (JUBs 2024).…

1 hora ago

Fiéis lotam ruas de Belém para acompanhar procissão do Círio de Nazaré – Agência Brasil

Cerca de 2 milhões de pessoas se reuniram, neste domingo (13), em Belém, para prestigiar…

2 horas ago

Raízes do Cedro: quinto voo decola do Líbano com 220 repatriados – Agência Brasil

Mais um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) deixou Beirute, capital do Líbano, neste domingo…

4 horas ago

Ação contra suposta invasão de áreas públicas prende 6 pessoas no Acre – Agência Brasil

 Agentes públicos prenderam, neste sábado (12), no Acre, ao menos seis pessoas investigadas por suspeita…

5 horas ago

Nova variante do vírus Sars-CoV-2 é identificada em três estados – Agência Brasil

Uma linhagem do vírus Sars-CoV-2 que vem se espalhando pelo mundo foi detectada no Brasil.…

5 horas ago