Categories: Diversos

Aeroporto de Porto Alegre reabre em outubro com 70% da capacidade – Agência Brasil

A partir do dia 21 de outubro, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), vai voltar a ter voos comerciais. A venda de bilhetes aéreos está autorizada a partir desta sexta-feira (9).

Segundo o governo federal, a retomada vai ocorrer com 128 voos diários (pousos e decolagens), o equivalente a mais de 3 mil voos por mês. A operação das aeronaves ocorrerá das 8h às 22h.

Notícias relacionadas:

Em recuperação pós-chuvas, indústria gaúcha cresce 34,9% em junho.Pedidos de indenização por causa de chuvas no Sul passam de R$ 5,6 bi.BNDES apoia restabelecimento de rodovias afetadas por chuvas no Sul.O terminal aéreo foi fechado no dia 3 de maio por conta das enchentes no estado.

O anúncio de retomada da operação foi divulgado pelos ministros Silvio Costa Filho (de Portos e Aeroportos) e Paulo Pimenta (da Secretaria para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul), nesta quinta-feira (8).

“Isso vai acelerar a retomada da economia do estado”, disse Costa Filho. A previsão, da concessionária Fraport, é que o aeroporto possa operar em 100% da sua capacidade a partir de 16 de dezembro. 

“Antes da enchente, nós tínhamos cerca de 1,3 mil voos semanais. Vamos retomar a operação com cerca de 70% da quantidade normal que tínhamos”, afirmou Pimenta.

O governo informou que, além da pista de pouso e decolagem, pistas de táxi e pátio de aeronaves estão incluídos no processo de reabilitação do aeroporto. Depois da fase de limpeza do terminal, a equipe do aeroporto trabalha, até outubro, na recuperação das áreas necessárias para a retomada da operação de pouso e decolagem afetadas. 

A recuperação inclui a pista de pouso e decolagem, que tem, ao todo, 1,3 mil metros de extensão (equivalente a 60 mil metros quadrados), além de 20 mil metros quadrados do pátio onde ficam as aeronaves estacionadas. 

Em outubro, ocorre o trabalho em áreas em que não houver movimentação de aeronaves. Nesta etapa, está prevista a recuperação de 1,2 mil metros quadrados de extensão (equivalente a 53 mil metros quadrados).

Outras ações previstas também são a preparação do pavimento para receber recapeamento ou reconstrução em pavimento flexível, dependendo do local. Isso ocorrerá para que, em dezembro, seja concluída a recuperação completa dos 3,2 mil metros de pista, além das taxiways e pátio, fundamentais para que o aeroporto possa voltar a operar em sua totalidade.

Share

Recent Posts

Lula sanciona lei para ampliar produção de combustíveis sustentáveis – Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta terça-feira (8), a Lei Combustível do…

28 minutos ago

Aeronave parte de SP para terceiro voo de repatriação de brasileiros – Agência Brasil

A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou da Base Aérea de São Paulo, em…

28 minutos ago

Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades – Agência Brasil

Candidatos que se declararam quilombolas venceram as eleições para prefeito em 17 municípios, segundo dados do…

1 hora ago

Vereadores são eleitos por sistema proporcional de votação; entenda – Agência Brasil

Os eleitores elegeram neste domingo (6) 58,4 mil vereadores em 5.569 municípios do país. Diferentemente…

1 hora ago

Trabalhadora morre em acidente com rolo compressor em Macaé – Agência Brasil

A engenheira Rafaela Martins de Araújo morreu na manhã dessa segunda-feira (7) em uma obra…

1 hora ago

Segundo voo da Operação Cedro chega a São Paulo – Agência Brasil

O segundo voo da operação Raízes do Cedro aterrissou nesta terça-feira, às 6h58, com 227 passageiros…

2 horas ago