Categories: Diversos

AGU afirma que o governo não vai se omitir após decisões da Meta – Agência Brasil

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, disse, em audiência pública em Brasília, motivada pela alteração de políticas de moderação de publicações da Meta, que o Estado não vai se omitir após decisões da empresa. “A omissão não é uma opção para este governo. Estamos preocupados em proteger a sociedade brasileira”, afirmou.

Ele defendeu que o Estado é responsável pela segurança não apenas nas ruas. “Nós temos o compromisso de segurança em todas as vias, inclusive nas digitais”. 

Notícias relacionadas:

Governo e plataformas de mobilidade fazem acordo para combater racismo.Moraes diz que plataformas continuarão no Brasil se respeitarem a lei.Entidades LGBTI+ criticam Meta: “patologização de identidades é grave”.As plataformas digitais convidadas para a audiência não apareceram para a audiência, que ocorreu nesta tarde, e contou com a participação de pesquisadores do tema e membros de diferentes grupos da sociedade. 

O AGU disse que a decisão sobre essas mudanças da política de exclusão de conteúdos preconceituosos, inclusive, afetam a vida de milhões de brasileiros. “Nós não podemos desconhecer que as plataformas digitais, para além de entretenimento, representam uma via importante de informação das pessoas”. 

Proteção

Para o ministro, diante dessas novas políticas nas redes, é necessário proteção de crianças e adolescentes, empresários que utilizam as redes sociais para negócios, os consumidores e a sociedade em geral para a prática de crimes. “Infelizmente, nós temos que constatar que as redes são utilizadas também para a prática de crimes de toda a ordem”, lembrou.  

Jorge Messias defendeu a audiência pública, afirmando que serve para uma tomada de argumentos e subsídios, a partir da fala dos especialistas. Ele explicou que o conteúdo também será encaminhado ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal. 

Ele garantiu que não existe, por parte do governo, um pré-julgamento de nenhuma rede, acrescentando que há interesse de dialogar e trabalhar em cooperação com todas as plataformas. 

O ministro ponderou que a ausência na audiência pública por parte dos representantes da empresa não “interdita o debate”. 

Compareceram ao evento 200 pessoas, segundo a AGU.

Share

Recent Posts

Pesquisadores dizem que decisões da Meta ameaçam liberdade no Brasil – Agência Brasil

Em audiência pública em Brasília (DF), nesta quarta-feira (22), pesquisadores e membros de organizações da…

30 minutos ago

Vacinação em massa contra dengue não ocorrerá em 2025 – Agência Brasil

O centro bioindustrial do Instituto Butantan, de São Paulo, anunciou hoje (22) que iniciou a…

30 minutos ago

Apib aciona STF contra lei que altera modelo de ensino no Pará – Agência Brasil

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF), por…

30 minutos ago

TCU suspende R$ 6 bilhões do Pé de Meia; MEC nega irregularidades – Agência Brasil

Em sessão plenária nesta quarta-feira (22), o Tribunal de Contas da União (TCU) manteve decisão cautelar…

1 hora ago

Banho noturno na orla do Rio atrai cariocas e turistas no calorão – Agência Brasil

O calor intenso têm levado cariocas e turistas a lotar as praias até mesmo depois que…

2 horas ago

Dólar cai para R$ 5,94 e fecha no menor nível desde fim de novembro – Agência Brasil

Beneficiado pela moderação nas tarifas comerciais prometidas pelo novo presidente norte-americano, Donald Trump, o mercado…

2 horas ago