Categories: Diversos

Anatel inicia testes para envio de mensagens com alerta de desastres – Agência Brasil

Começa a ser aplicada a partir de hoje (16) a nova forma de notificação de alerta de desastres para a população, enviadas pelos órgãos de Defesa Civil. A nova forma vai permitir que as mensagens apareçam na tela do celular de forma sobreposta e destacada de outros conteúdos. A medida atende determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e tem por objetivo “aumentar o potencial de prevenção de riscos de impactos de situações de emergência.”

Atualmente, as mensagens com os alertas de desastres são enviados pelos órgãos de Defesa Civil aos cidadãos pré-cadastrados na plataforma em região que esteja sob risco. As informações são encaminhadas por SMS à população pelas prestadoras de telefonia móvel e vão diretamente para a caixa de entrada de mensagens do celular, necessitando ser aberta para visualização. Já a imagem necessita de ação do usuário para ser fechada.

Notícias relacionadas:

Anatel aperfeiçoa sistema de envio de alertas de desastres.Brasileiro já pode receber alertas de desastres naturais por WhatsApp.Árvore cai sobre casa devido às chuvas em SP e mata homem.Inicialmente serão feitos testes com as prestadoras de telefonia celular e órgãos de Defesa Civil nos municípios de Anápolis (GO), Petrolina (PE), Parauapebas (PA), Juiz de Fora (MG), Paranaguá (PR), Angra dos Reis (RJ) e Petrópolis (RJ). As pessoas interessadas em participar dos testes e receber as mensagens precisam se cadastrar no número 40199, informando o CEP da sua localidade.

“Nesta primeira fase, a funcionalidade será ativada, em exercício-piloto, em sete municípios e para os alertas encaminhados pelos órgãos competentes classificados como graves”, informou a Anatel.

Em operação desde 2017, a Solução de Notificação de Alertas via SMS (telefonia móvel) tem, hoje, mais de 9 milhões de usuários cadastrados. A Anatel informou que em dezembro deste ano vai testar uma nova modalidade de envio de alertas que não precisará de cadastro prévio e que contará com um alarme sonoro que será ativado mesmo quando o celular estiver em modo silencioso.

“O objetivo é complementar e auxiliar as ações dos órgãos de Defesa Civil na prevenção e mitigação dos impactos ocasionados por desastres naturais, alertando os cidadãos que estejam em localidades de risco de eventos como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros”, informou a agência reguladora.

Share

Recent Posts

“Aposta é entretenimento, não meio de ganhar dinheiro”, diz secretário – Agência Brasil

O governo federal começa a endurecer o controle sobre as empresas de apostas de quota…

32 minutos ago

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 32 milhões – Agência Brasil

As seis dezenas do concurso 2.780 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário…

2 horas ago

Rádio Nacional transmite jogo do líder Botafogo contra o Grêmio – Agência Brasil

O Botafogo tenta manter a liderança com folga na Série A do Campeonato Brasileiro diante…

2 horas ago

Brasileiro Série B: Paysandu derrota Ituano por 1 a 0 – Agência Brasil

Em um duelo de equipes que lutam para se afastar da zona de rebaixamento da…

10 horas ago

Reservatórios de SP operam abaixo da metade da capacidade – Agência Brasil

Dados da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Sabesp mostram que o sistema de reservatórios…

11 horas ago

Toffoli anula condenações de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS – Agência Brasil

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou as condenações do ex-presidente da…

12 horas ago