Categories: Diversos

Aplicativo Mães do Brasil oferece formação para voluntariado feminino – Agência Brasil

A secretária Nacional de Políticas para as Mulheres do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), Ana Lúcia Muñoz dos Reis, falou hoje (7), em entrevista ao programa A Voz do Brasil, sobre os lançamentos feitos pelo governo federal durante o lançamento do programa Brasil pela Vida e pela Família, realizado no Palácio do Planalto.

Dentre as novidades, o programa Mães do Brasil convocará 100 mulheres que formarão uma rede de apoio para mães. O edital da iniciativa será lançado amanhã (8), e contará com a participação da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

“Todas as mães precisam de uma rede relacional. Uma rede de apoio. Ser mãe é um desafio. Os nossos bebês não vem com manual. A gente realmente precisa desse suporte, tanto do Estado quanto das nossas redes, para que a gente consiga bem viver o exercício da maternidade”, afirmou a secretária.

O programa Mães do Brasil conta com um aplicativo que está disponível para os sistemas Android e iOS. Com a ferramenta, as mães interessadas poderão fazer um curso de 150 horas para formar redes de apoio com a ajuda das prefeituras e do governo federal.

“No Mães do Brasil, a gente tenta trazer toda rede de apoio do governo federal e do governo local para ajudar aquela mãe. Aquela mãe que entende que o mercado de trabalho é um desafio? Nessa rede de voluntariado, isso será tratado. A mãe que precisa de capacitação profissional? A secretaria das Mulheres traz iniciativas para que ela seja reinserida no mercado de trabalho com equilíbrio entre trabalho e família”, explicou Ana Lúcia.

Para valorizar e fortalecer as uniões matrimoniais, o MMFDH também lançou hoje o programa Casar é Legal. A iniciativa visa educar pessoas interessadas em estabelecer laços fixos perante o Estado nos direitos e deveres relativos ao casamento. O projeto conta com a parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Para os interessados em entender mais sobre a união civil, estará disponível um curso digital no portal Escola Nacional da Família, com 10 horas de duração, e uma cartilha. O material também será distribuído em todos os cartórios civis do país.

Assista à entrevista:

Share

Recent Posts

STJ – Decisões do STJ em prol da acessibilidade e de outros direitos da pessoa com deficiência

Seja determinando a realização de obras de acessibilidade, seja garantindo indenização nos casos de violação…

36 minutos ago

Soluções inovadoras levam acessibilidade para pessoas com deficiência – Agência Brasil

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado neste sábado (21), foi criado em…

12 horas ago

Indígenas de MT lutam por sobrevivência após um mês de queimadas – Agência Brasil

Há mais de um mês, povos indígenas de Mato Grosso sofrem com os incêndios florestais…

12 horas ago

MST refloresta área de assentamento na região do Vale do Rio Doce – Agência Brasil

Na data em que se comemora o Dia da Árvore, 21 de setembro, o Movimento…

13 horas ago

Lula segue para 79ª Assembleia da ONU, em Nova York – Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca na noite deste sábado (21) em Nova…

13 horas ago

Parada PCD em SP celebra diversidade e reforça luta contra exclusão – Agência Brasil

Em junho de 2023, Sônia Maria de Jesus, que vivia em condição análoga à escravidão…

14 horas ago