Categories: Diversos

Aposentados não terão pagamento bloqueado por falta de prova de vida – Agência Brasil

O Ministério da Previdência Social publicou, nesta sexta-feira (17), portaria que suspende, por seis meses, os bloqueios de pagamento de aposentados e pensionistas que não tiveram a prova de vida realizada. A prova de vida é o procedimento para comprovar que o beneficiário continua vivo para poder receber o recurso.

A portaria suspende os bloqueios por seis meses, a contar a partir de 1º de janeiro de 2025, podendo ainda essa suspensão ser prorrogada por igual período. O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), responsável pelos pagamentos, informou que uma onda de notícias falsas afirma, erroneamente, que a exigência da prova de vida obrigatória por parte do beneficiário seria retomada.

Notícias relacionadas:

Governo de Rondônia proíbe venda de combustíveis em recipientes .Rio tem alta de 36% no total de tiroteios nos primeiros 15 dias do ano.Polícia Civil prende namorada de envolvido na morte de delator do PCC.“O dever de provar que os beneficiários estão vivos é do INSS, que tem feito o cruzamento de dados com outras bases governamentais e busca mais parcerias para ampliar o batimento de informações”, explicou o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

O INSS lembrou que, desde 2023, a responsabilidade de comprovar que os beneficiários seguem vivos é do órgão, e não mais dos aposentados e pensionistas, como era antigamente. Ou seja, não há necessidade de ir a uma agência do INSS para realizar o procedimento.

“O cruzamento de informações apresentou resultado satisfatório: de 36,9 milhões de pessoas elegíveis à prova de vida em 2024, 34,6 milhões tiveram seus dados atualizados por meio de cruzamento de informações até o dia 23 de dezembro”, informou o Instituto.

Golpe

O beneficiário deve ainda ficar atento para não cair em golpes. O INSS informou que não manda servidores à casa das pessoas, nem envia mensagem por celular para realizar prova de vida. Golpistas tem abordado beneficiários por meios digitais ou mesmo presenciais para roubar dados que podem ser usados, por exemplo, para contrair empréstimos.

Share

Recent Posts

Sem aposta ganhadora, Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 7 milhões – Agência Brasil

O concurso 2..817 da Mega-Sena, realizado na noite de sábado (18), não teve nenhum acertador…

20 minutos ago

Mudança climática será destaque em festival do Arquivo Nacional – Agência Brasil

Debates globais sobre mudanças climáticas estarão presentes na 10ª edição da Mostra Arquivo em Cartaz,…

1 hora ago

Hoje é Dia: combate à intolerância religiosa e parteiras são destaques – Agência Brasil

Começamos a semana falando de um tópico de extrema importância. Em 21 de janeiro se…

2 horas ago

Bia Haddad perde disputa de simples, mas segue nas duplas em Melbourne – Agência Brasil

A tenista brasileira Beatriz Haddad Maia deu adeus neste sábado à disputa de simples feminina…

10 horas ago

MST faz ato em apoio ao Assentamento Olga Benário – Agência Brasil

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fez, na manhã deste sábado (18), um…

14 horas ago

Pessoas desconhecem riscos ao escanear a íris, alertam especialistas – Agência Brasil

É por uma portinha na região da Avenida Paulista que as pessoas vão chegando uma…

17 horas ago