Categories: Diversos

Batata-inglesa e leite longa vida puxam inflação em junho – Agência Brasil

As altas da batata-inglesa (14,49%) e do leite longa vida (7,43%) foram os fatores que provocaram maior impacto no aumento de preços para o consumidor em junho, de 0,21%, segundo a inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o pesquisador do IBGE André Almeida, os preços da batata e do leite subiram devido à menor oferta desses produtos no mercado.

Notícias relacionadas:

Inflação cai para 0,21% em junho deste ano, diz IBGE .Petrobras reajusta em 7,12% preço da gasolina para distribuidoras.Produção industrial cai 0,9% em maio, diz IBGE.“No que diz respeito ao leite longa vida, essa menor oferta está relacionada tanto ao período de entressafra, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, quanto por conta de um clima adverso na Região Sul do país. No caso da batata, teve o fim da safra das águas, em maio, e temos o início da chamada safra das secas. Porém esse volume que vem da safra das secas ainda não foi tão expressivo e por isso a oferta de batata estava mais reduzida”, explicou.

De uma forma geral, a alimentação registrou inflação de 0,44% em junho. A compra de alimentos para consumo no domicílio passou a custar 0,47% mais caro para os consumidores, enquanto o custo da refeição fora de casa subiu 0,27%.

Outros itens que causaram impactos relevantes na inflação de junho foram a gasolina (0,64%), a taxa de água e esgoto (1,13%) e os perfumes (1,69%).

Queda da inflação

Apesar das altas de preços registradas em vários itens, o IPCA registrou, em junho, uma inflação menos intensa, de 0,21%, do que em maio, de 0,46%. O item que mais colaborou para essa desaceleração da inflação oficial foi a passagem aérea, que apresentou uma deflação – queda de preços – de 9,88% em maio.

No mês anterior, os preços das passagens de avião haviam subido 5,91%. “A gente teve em maio alguns feriados, principalmente Corpus Christi no fim do mês, então teve essa alta. Agora no mês de junho, os preços caíram na comparação com maio. É reflexo mesmo das dinâmicas de mercado, possivelmente por causa dos preços mais altos no mês de maio”, disse André Almeida.

Outros itens que contribuíram para uma inflação menor em junho foram o mamão, com queda de preços de mais de 17%, e a cebola, com deflação de 7%.

Share

Recent Posts

Prejuízos por ataques no Rio equivalem à compra de 100 ônibus – Agência Brasil

Um dia depois de criminosos terem sequestrado nove ônibus para obstruir uma via e atrapalhar…

37 minutos ago

Polícia do Rio faz operação contra venda ilegal de animais silvestres – Agência Brasil

Policiais civis do Rio estão nas ruas, nesta quinta-feira (17), para cumprir mandados de busca…

2 horas ago

Se regulação não der conta, eu acabo, diz Lula sobre bets – Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (17) que pode acabar com…

2 horas ago

Grande SP ainda tem 36 mil clientes sem energia elétrica – Agência Brasil

A Grande São Paulo tem ainda cerca de 36 mil clientes sem energia elétrica, segundo…

2 horas ago

CNU: resposta sobre revisão de nota da prova discursiva é divulgada – Agência Brasil

Os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) podem consultar, nesta quinta-feira (17), o resultado…

2 horas ago

STJ – Mãe não biológica terá seu nome no registro civil da filha gerada com sêmen de doador

A Terceira Turma aplicou a uma união homoafetiva o dispositivo legal que presume concebidos na…

3 horas ago