Categories: Diversos

Brasil quer ser parte da solução para a Venezuela, diz ministro – Agência Brasil

Após reunião ministerial que durou mais de sete horas no Palácio do Planalto, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, (foto) disse nesta quinta-feira (8), em Brasília, que o Brasil quer ser parte da solução sobre o impasse nas eleições da Venezuela. Segundo ele, o Brasil tem buscado junto com outros países da América e com apoio União Europeia a mediação de uma solução pacífica para o país. 

“Ou se apresenta de fato as provas da lisura da eleição ou tem que buscar uma solução para a situação da Venezuela, então o Brasil quer continuar e vai insistir nesse papel de mediador junto com outros países da América”, afirmou. 

Notícias relacionadas:

Brasil, Colômbia e México pedem dados eleitorais da Venezuela.Venezuela investiga site da oposição que mostra atas eleitorais.Venezuela: opositores não apresentam atas à Justiça e questionam CNE.Segundo o ministro, parte da solução para a questão é a apresentação das atas de votação, que ainda não foram divulgadas. 

“O Brasil quer ser parte da solução e não parte do problema. E parte da solução, no momento, é que as autoridades responsáveis pela eleição apresentem as atas de votação por seção detalhada para que o mundo inteiro possa olhar e ou confirmar o resultado da eleição ou dizer que tem problemas e buscar, se tiver problema, uma solução para isso. Então, o Brasil quer ser parte da solução, é isso que está sendo conduzido nos próximos dias”, avaliou. 

Nicarágua

Rui Costa também comentou a decisão do Brasil de expulsar a chefe da Embaixada da Nicarágua no Brasil, Fulvia Patricia Castro Matus, após governo da Nicarágua expulsar o embaixador do Brasil em Manágua, a capital do país centro-americano. Segundo o ministro, o Brasil adotou o princípio da reciprocidade.

“O presidente voltou a reafirmar na reunião que ele quer buscar a paz e o bom relacionamento com todo mundo, mas não pode aceitar que seus representantes, seus embaixadores, sejam importunados. A não ser que tenham cometido atos que fujam da tradição diplomática brasileira. Comprovado isso, o erro seria nosso, não comprovado isso é uma agressão fortuita ao padrão internacional de respeito às embaixadas e aos embaixadores”, finalizou Rui Costa.

Share

Recent Posts

Festa Literária Internacional movimenta Paraty a partir desta quarta – Agência Brasil

Com homenagem ao escritor, jornalista e dramaturgo Paulo Barreto (1881-1921), que usava como pseudônimo literário…

35 minutos ago

STJ – Segunda Turma confirma incidência de IRPJ, CSLL, PIS e Cofins sobre descontos do Pert

O colegiado aplicou o entendimento da corte segundo o qual qualquer benefício fiscal que tenha…

2 horas ago

STJ – Repetitivo discute sub-rogação da seguradora nas prerrogativas processuais do consumidor

Repetitivo discute sub-rogação da seguradora nas prerrogativas processuais do consumidor - Repetitivo discute sub-rogação da…

2 horas ago

CNU: notas podem ser consultadas nesta terça-feira a partir das 10h – Agência Brasil

Nesta terça-feira (8), a partir das 10h, no site do Concurso Nacional Unificado, os candidatos poderão…

2 horas ago

SP: mais mulheres, negros e reeleitos na Câmara Municipal – Agência Brasil

Mais mulheres, negros e reeleitos foi o saldo da votação para vereador na Câmara Municipal…

8 horas ago

Moraes autoriza Daniel Silveira a progredir para o semiaberto – Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira (7) o…

13 horas ago