Categories: Diversos

Brasil surpreende anfitriã Noruega na estreia do Mundial de Handebol – Agência Brasil

O Brasil fez uma estreia de gala nesta quarta-feira (15) no Campeonato Mundial de Handebol Masculino ao superar a anfitriã Noruega, por 29 a 26, na Unity Arena, em Oslo. A seleção, comandada pelo técnico Marcus Tatá, saiu atrás no placar,  mas buscou a recuperação ainda no primeiro tempo contra o vice-campeões mundiais de 2017 e 2019. Foi a primeira vitória do país contra um time europeu na história da competição. O Mundial ocorre ainda em outros dois países-sedes: Croácia e Dinamarca.

Com o triunfo na largada, a seleção ocupa a vice-liderança do Grupo E, atrás de Portugal que derrotou os Estados Unidos (30 a 21). A equipe lusitana será a próxima adversária do Brasil, na próxima sexta-feira (17), às 14h (horário de Brasília).

Notícias relacionadas:

Definidos os 18 convocados da seleção para o Mundial de Handebol.Multicampeão, Djoko se vê refletido na forma de jogar de João Fonseca.Ituano bate Fortaleza com pênalti no fim e vai às oitavas da Copinha.“Gostaria agradecer a Deus por estar aqui e ter a oportunidade de ter feito este jogo incrível, e eu agradeço a ele. Evidente que estou muito feliz porque todos sabíamos que seria um jogo muito complicado diante da Noruega, uma grande seleção e diante da sua torcida. Agora é focar na próxima partida para mantermos este ritmo dentro de quadra”, disse o goleiro Rangel, que fez 11 defesas e foi eleito o melhor jogador em quadra. 

No início da partida, os noruegueses chegaram a abrir vantagem de 4 a 0, mas o Brasil reequilibrou o jogo foi diminuindo o prejuízo. Quem liderou a reação foi o lateral Haniel, que anotou os quatro primeiros gols para a seleção, e terminou a partida como artilheiro, com total de oito gols. Outro destaque foi o goleiro Rangel, eleito o melhor em quadra com 11 defesas, a última delas a 30 segundos do final.

O Brasil fez um jogo parelho e foi para o intervalo com apenas dois pontos de diferença para os adversários, que venciam por 14 a 12.  No segundo tempo, tudo funcionou melhor para a seleção, que não demorou a virar o placar para 21 a 20 e depois tomou a dianteira. Quem também sobressaiu do lado brasileiro foi o lateral-esquerdo Bryan Monte, que marcou duas vezes a dois minutos do fim da partida, deixando o Brasil com três pontos de vantagem até o apito final.

VITÓRIA MAIÚSCULA! ????????????

A seleção masculina de handebol estreou no Mundial com uma atuação memorável. Jogando contra a anfitriã Noruega, o Brasil venceu por 29 a 26, em uma virada de tirar o fôlego no segundo tempo.

O próximo desafio será contra Portugal na sexta-feira (17), a… pic.twitter.com/bsP1ZIfzxr

— Time Brasil (@timebrasil) January 15, 2025

“Começamos o jogo um pouco devagar. Talvez pelo nervosismo da estreia e pela atmosfera da torcida, que complicou um pouco. Porém durante o jogo a gente foi se soltando e contamos com uma excelente apresentação do Rangel, que fez excelentes defesas com toda a equipe contribuindo no sistema defensivo. Acredito que parte desta vitória de hoje, o Rangel nos ajudou muito”, analisou o técnico Marcus Tatá.

Ao todo, o Mundial de Handebol reúne 32 seleções na primeira fase, divididas em oito grupos de quatro equipes cada. Somente as três primeiras colocadas em cada chave avançarão à segunda fase – também em formato de grupos (serão quatro chaves com seis times cada). A partir daí, as duas melhores seleções em cada grupo  garantirão vaga nas quartas de final (mata-mata).  A decisão do título está programada para 2 de fevereiro, em Oslo (Noruega).

A competição, que abre o ciclo olímpico de Los Angeles 2028, é o primeiro grande desafio para a seleção masculina após a frustração de não ter se classificado para os Jogos de Paris. O Brasil garantiu vaga no Mundial ao faturar o título do Torneio Sul-Centro Americano, em janeiro do ano passado, com vitória na final sobre a Argentina, dona da casa.

Esta é a 16ª participação consecutiva do país em em Mundiais. O melhor desempenho na história ocorreu na edição de 2019, quando o Brasil terminou em nono lugar. A atual campeã mundial é a Dinamarca, que se tornou o primeiro a conquistar o tricampeonato consecutivo em 2023. Na ocasião, o Brasil terminou a competição em 17º lugar.

Share

Recent Posts

No feriado do padroeiro, Rio terá calor de 41°C pelo 3º dia seguido – Agência Brasil

No feriado do padroeiro da cidade, São Sebastião, o Rio de Janeiro deve experimentar nesta…

60 minutos ago

Prioridade do governo em 2025 é baratear os alimentos, diz Lula – Agência Brasil

Uma das prioridades do governo federal para 2025 é a de baratear o preço dos…

60 minutos ago

Mercado financeiro projeta inflação de 5,08% este ano – Agência Brasil

O mercado financeiro aumentou a projeção da inflação e do crescimento da economia para este…

2 horas ago

Câncer de pâncreas: entenda doença que matou Léo Batista – Agência Brasil

Conhecido pela voz marcante ligada a transmissões esportivas, o jornalista Léo Batista morreu no último…

2 horas ago

Inscrições para o Sisu terminam nesta terça-feira – Agência Brasil

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminam nesta terça-feira (21). O prazo…

2 horas ago

Banco Central realiza leilão de venda de dólares nesta segunda-feira – Agência Brasil

O Banco Central (BC) realiza, nesta segunda-feira (20), dois leilões de dólares com compromisso de…

2 horas ago