Categories: Diversos

Caged: Brasil cria 328 mil empregos com carteira assinada em fevereiro – Agência Brasil

O Brasil fechou o mês de fevereiro de 2022 com a criação de 328.507 empregos formais, segundo balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), apresentado hoje (29) pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

O saldo de fevereiro foi resultado de 2,013 milhões de contratações e 1,685 milhão de desligamentos. Segundo a pasta foi o melhor resultado para o mês da série iniciada em 2010, perdendo apenas para 2021, quando o saldo foi de 397.915 postos.

De acordo com o secretário executivo do ministério, Bruno Dalcolmo, esta foi a primeira vez que o total mensal de admissões superou 2 milhões de vagas, considerando a série com declarações feitas dentro do prazo. O secretário, entretanto, destacou que o resultado não pode ser considerado estrutural e que a tendência é de redução nas contratações.

“O que vemos aqui em fevereiro de 2022 do ponto de vista das admissões é algo importante a ser notado. Pela primeira vez estamos acima de 2 milhões de contratações. É claro que não é possível se afirmar que é algo estrutural e que permanecerá nesse patamar”, disse. “Temos já registrado que é natural que se espere alguma desaceleração com relação ao nível de contratação do ano passado. É um processo natural, as empresas não continuarão contratando naquele ritmo do ano passado para sempre”, acrescentou.

Os números mostram que, no mês de fevereiro, os cinco grupamentos de atividade econômica apresentaram saldo positivo, com destaque para o setor de serviços, com geração de 215.421 novos postos com carteira assinada, distribuídos principalmente nas atividades de administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais.

A indústria geral fechou o mês com 43 mil novos postos, concentrados especialmente na indústria de transformação, que gerou 38.575 postos. A construção fechou o mês com 39.453 novos empregos. Na sequência vêm a agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura que gerou 17.415 postos; e o comércio, com 13.219 postos.

Com o resultado de fevereiro, o estoque de empregos formais ativos ficou em 41.157.217 vínculos, uma variação positiva de 0,8% em relação ao estoque do mês anterior. No acumulado de 2022, foi saldo registrado é de 478.862 empregos com carteira assinada, decorrente de 3.818.888 admissões e de 3.340.026 desligamentos.

Share

Recent Posts

Três militares com drogas em aviões da FAB são presos no Amazonas – Agência Brasil

A Polícia Civil do Amazonas prendeu nesta quinta-feira (6) três militares da Força Aérea Brasileira…

44 minutos ago

Seleção feminina é convocada para período de treinos pré-Copa América – Agência Brasil

O técnico Athur Elias fez nesta quinta-feira (6) a primeira convocação do ano da seleção…

44 minutos ago

Chuvas matam seis pessoas no Recife e duas em Maceió – Agência Brasil

Recife permanece hoje (6) em alerta máximo devido às fortes chuvas que atingem a cidade…

44 minutos ago

PF e CGU investigam desvio de dinheiro da saúde pública em Goiás – Agência Brasil

Quarenta e seis agentes da Polícia Federal (PF) e quatro servidores da Controladoria-Geral da União…

2 horas ago

Lula diz que ampliação da faixa de isenção do IR é justiça social – Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta quinta-feira (6), que a isenção de…

2 horas ago

Carnaval de rua do Rio terá 15 blocos neste fim de semana – Agência Brasil

Em seu segundo final de semana, o carnaval de rua do Rio de Janeiro contará…

2 horas ago