Categories: Diversos

Câmara aprova PL que regula pagamento de peritos em causas contra INSS – Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (15) um projeto de lei que disciplina o pagamento de peritos da Justiça pelo Executivo federal em causas contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Oriundo do Senado, o texto retorna para análise dos senadores.

Pela proposta, não haverá mais cobertura da perícia para quem não for considerado hipossuficiente financeiramente, inclusive em ações pedindo benefícios assistenciais à pessoa com deficiência ou benefícios previdenciários por incapacidade laboral.

Entretanto, quando a pessoa não tiver dinheiro para pagar a perícia e perder a causa, o pagamento deverá apenas ser suspenso, como prevê o Código de Processo Civil. Pelo código, todas as despesas com a perda da causa (sucumbência) terão sua cobrança suspensa, e o credor terá cinco anos para demonstrar que a pessoa passou a ter condições de pagar as custas. Depois desse prazo, as obrigações serão extintas.

Para o deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE), a medida garante a permanência do recebimento de honorários de peritos. Os pagamentos estão suspensos desde setembro de 2021.

“Esse projeto inicialmente previa justamente mais um curto período para receber os honorários, mas as alterações que foram feitas garantem permanência de recebimento de honorários, ou seja, nós estamos votando aqui, nesta Casa, um legado, um legado para a Justiça Federal, um legado para os médicos peritos, mas muito mais do que esses para quem precisa ter acesso à sua aposentadoria ou benefício”, afirmou Bismarck.

Para a deputada Erika Kokay (PT-DF), no entanto, o substitutivo vai dificultar o acesso à Justiça de trabalhadores que sofreram acidente de trabalho ou buscam receber auxílio-doença ou invalidez. 

“[O texto] tira o direito, ou limita o direito do acesso à Justiça. E acesso à Justiça é um preceito e um direito constitucional. É assegurar o direito de ter direito”, disse a deputada. “O trabalhador sem condições de exercer a sua atividade laboral vai ter dificuldade de entrar na Justiça se esse direito for negado pelo INSS”.

Já o líder do governo, deputado Ricardo Barros (PP-PR), afirmou que as alterações do substitutivo já fazem parte de acordo com o Senado. Ele observou que ainda será necessário aprovar um projeto de lei do Congresso Nacional (PLN) para alocar recursos no INSS para pagar as perícias deste ano e do ano passado.

*Com informações da Agência Câmara

Share

Recent Posts

Desabamento de teto de igreja histórica causa morte de jovem na Bahia – Agência Brasil

O desabamento do teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Centro Histórico de Salvador…

2 horas ago

Faturamento do setor mineral cresceu 9,1% em 2024 – Agência Brasil

O faturamento do setor mineral brasileiro em 2024 foi de R$ 270,8 bilhões. O montante…

2 horas ago

Remoção de navios abandonados na Baía de Guanabara será no 2º semestre – Agência Brasil

O governo do estado do Rio de Janeiro vai remover 80 cascos de embarcações abandonados…

2 horas ago

Câmara aprova projeto para proteção de animais afetados por desastres – Agência Brasil

A imagem do cavalo Caramelo, ilhado no telhado de uma casa em Canoas, no Rio…

3 horas ago

Operação no Rio cumpre mandados contra furto em dutos da Transpetro – Agência Brasil

A polícia civil do Rio de Janeiro realizou, nesta quarta-feira (5), a Operação Ouro Negro, para…

3 horas ago

Moradores do Jardim Pantanal, em SP, se mobilizam após alagamentos  – Agência Brasil

As enchentes que atingem o Jardim Pantanal, na Zona Leste de São Paulo, há quatro…

3 horas ago