Categories: Diversos

Cármen Lúcia mantém investigação contra Bolsonaro – Agência Brasil

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para anular o inquérito que investiga a fraude em certificados de vacinação contra a covid-19.

Em dezembro do ano passado, a defesa de Bolsonaro requereu ao Supremo a anulação ao apontar supostas ilegalidades que teriam sido cometidas pelo relator do caso, ministro do STF Alexandre de Moraes.

Notícias relacionadas:

Boate Kiss: STF tem maioria para manter prisão de quatro condenados.STF abre sessão solene para retomada dos trabalhos em 2025 .STF deve analisar uso da Lei da Anistia no caso Rubens Paiva, diz PGR .Os advogados acusaram Moraes de atuar como “relator e acusador” na investigação e afirmaram que o inquérito foi aberto pelo ministro antes de parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), formalidade que deveria ser cumprida legalmente.

Ao analisar o caso, Cármen Lúcia entendeu que a defesa não comprovou as ilegalidades que poderiam anular o caso. A decisão foi assinada no dia 30 de janeiro.

“Não há nos autos elementos que comprovem a omissão para a apreciação de recursos e pedidos formulados pelo impetrante, ausentes os requisitos legais autorizadores desta impetração, na esteira da consolidada jurisprudência deste Supremo Tribunal, indefiro o presente mandado de segurança”, decidiu a ministra.

No ano passado, Bolsonaro, seu ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid, e mais 15 acusados, foram indiciados pela Polícia Federal. Após o indiciamento, o inquérito foi enviado para a PGR decidir se uma denúncia será oferecida ao STF contra o ex-presidente e os demais investigados.

De acordo com as investigações, a fraude para inclusão de informações falsas no sistema do Ministério da Saúde tinha o objetivo de facilitar a permanência de Bolsonaro nos Estados Unidos, país que adotou medidas sanitárias contra estrangeiros que não se vacinaram contra a covid-19.

No dia 30 de dezembro de 2022, um dia do término do mandato, Bolsonaro viajou para os Estados Unidos. Dias depois, em 8 de janeiro de 2023, as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas.

Share

Recent Posts

Resultados do CNU serão divulgados nesta terça-feira  – Agência Brasil

O resultado final para os candidatos que concorreram aos cargos de nível intermediário (Bloco 8)…

57 minutos ago

PGR defende perda do cargo de dois ex-agentes da ditadura – Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu nesta segunda-feira (3), no Superior Tribunal de Justiça (STJ),…

57 minutos ago

Alcolumbre: decisões do STF devem ser respeitadas, mas sem cerceamento – Agência Brasil

O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), defendeu que as determinações do Supremo…

58 minutos ago

Decreto dá à Funai poder de polícia para proteger terras indígenas – Agência Brasil

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) passa, agora, a ter poder policial para proteger…

58 minutos ago

Dólar cai pela 11ª vez e tem maior sequência de quedas em 20 anos – Agência Brasil

O recuo temporário do presidente norte-americano, Donald Trump, em elevar as tarifas comerciais para os…

2 horas ago

Stefani sobe no ranking após título de duplas no WTA 500 na Áustria – Agência Brasil

A brasileira Luisa Stefani subiu três posições no ranking mundial nesta segunda-feira (3), após faturar…

2 horas ago