Categories: Diversos

Cerimônia marca lançamento da campanha de vacinação contra a gripe – Agência Brasil

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (4), em Brasília, foi lançada a Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe e Sarampo. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e representantes do ministério apresentaram os objetivos e metas da iniciativa, que vai até junho. O Dia D, principal data de mobilização da campanha, foi marcado para o dia 30 de abril.

Marcelo Queiroga destacou a importância da campanha para sensibilizar a população sobre a importância da imunização. “A vacinação é dever do Estado e direito dos brasileiros. Campanha promoverá conscientização da população. Já pagamos preço no passado por doenças que eram evitáveis”, disse.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Arnaldo Medeiros, o público-alvo a ser imunizado contra a influenza totaliza 77,9 milhões de pessoas. A meta do ministério é imunizar 90% desses cidadãos. A primeira etapa teve início hoje a vai até o dia 30 de abril.

Nesse primeiro momento, o foco será os trabalhadores de saúde e os idosos, com idades de 60 anos ou mais. A segunda etapa vai de 2 de maio a 3 de junho. Nessa fase, serão contemplados crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com deficiência, caminhoneiros, pessoas com comorbidades, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário e portuário e forças de segurança.

As doses serão trivalentes, que garantem imunização contra três variantes do vírus influenza, a H1N1, a H3N2 e a influenza B. Foram adquiridos mais de 80 milhões de doses, que serão distribuídas aos estados.

Sarampo

A vacinação contra o sarampo, que também faz parte da campanha, tem como público-alvo os trabalhadores da saúde e crianças com idades entre 6 meses e 5 anos, que somam 18,8 milhões de pessoas, sendo 5,8 milhões profissionais da saúde e 13 milhões crianças dentro da faixa etária estabelecida. A meta é imunizar 95% desse universo de pessoas.

A população deve buscar as unidades de saúde para se vacinar. Cada município organizará os locais que disponibilizarão a imunização contra a influenza e o sarampo. É importante que os cidadãos procurem se informar nas secretarias de Saúde e nas unidades de saúde perto de onde moram ou trabalham.

Covid-19

O ministro Marcelo Queiroga lembrou que a vacinação contra a covid-19 continua e que a campanha de imunização contra o coronavírus é fundamental para vencer a situação de emergência sanitária no Brasil.

Ouça na Radioagência Nacional:

 

Share

Recent Posts

Mudanças climáticas e eventos extremos impactam vacinação no Brasil – Agência Brasil

Karen Carvalho é enfermeira diplomada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio…

40 minutos ago

Caso Samarco: ministro diz que R$ 100 bi é o mínimo para acordo – Agência Brasil

O governo espera fechar em breve o acordo de repactuação da reparação dos danos da…

40 minutos ago

Moraes pede novos documentos para comprovar reativação do X no país – Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste sábado (21) que…

40 minutos ago

Acidente com BRT no Rio deixa 57 feridos – Agência Brasil

Um ônibus articulado do BRT bateu neste sábado (21) por volta das 6h, em um dos pilares do…

40 minutos ago

Governo destrói pista de pouso clandestina na Terra Yanomami – Agência Brasil

As Forças Armadas destruíram na última quarta-feira (18) a primeira pista de pouso dentro da…

2 horas ago

Caixa Econômica vai leiloar mais de 500 imóveis – Agência Brasil

Mais de 500 imóveis, entre casas, apartamentos e terrenos serão leiloados pela Caixa Econômica Federal…

3 horas ago