Categories: Diversos

CNU: candidatos negros têm nova chance de fazer a heteroidentificação – Agência Brasil

Candidatos negros que prestaram o Concurso Nacional Unificado (CNU) e foram eliminados por não cumprir a etapa de heteroidentificação poderão participar desta etapa no próximo sábado (11) e domingo (12). Para saber o dia, o horário e o local, a consulta deve ser feita na seção “Área do candidato” no site da Fundação Cesgranrio.

A heteroidentificação consiste na verificação de que os traços físicos dos candidatos e candidatas que se autodeclaram pretos ou pardos correspondem aos de pessoas negras. O processo serve para que se garanta que as vagas reservadas a essa parcela sejam de fato ocupadas por negros e negras, evitando quem não tem direito se beneficie da política afirmativa.

Notícias relacionadas:

Prazo para justificar ausência nas eleições municipais termina hoje.Inep divulga resultados do Encceja PPL e Exterior.Inscrições para exame de obtenção do Celpe-Bras estão abertas.O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Cesgranrio atenderam à recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para oferecer uma nova oportunidade de aprovação a 4.048 candidatos eliminados depois de faltar ao processo de heteroidentificação, realizado em novembro de 2024. O MPF explicou, em nota, que muitos candidatos podem ter deixado de comparecer porque as instruções divulgadas pela organização do concurso podem ter causado confusão.

A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) no Rio de Janeiro recebeu relatos de candidatos que apontaram falta de clareza e dificuldades no acesso às orientações dadas sobre a convocação. “O link de acesso à convocação na área do candidato era o mesmo utilizado para comunicar os resultados de recursos contra a prova discursiva, o que gerou confusão e levou à ausência involuntária de diversos candidatos no procedimento”, acrescentou o MPF.

Na mensagem, o MPF destaca, ainda, que o MGI publicou um edital, especificamente para divulgar a retomada do processo de heteroidentificação. Além disso, a pasta também entrou em contato diretamente com os convocados, via área do candidato, no site da Fundação Cesgranrio, e na página oficial do concurso, além dos demais meios de comunicação usados pela banca, a partir das informações cadastradas pelos candidatos.

O CNU registrou 2.114.145 inscrições. Os candidatos concorrem a 6.640 vagas, separadas em oito blocos temáticos. A previsão é de que o resultado final seja divulgado no dia 11 de fevereiro.

Share

Recent Posts

STJ – STJ começa a receber pedidos de credenciamento de conciliadores e mediadores

STJ começa a receber pedidos de credenciamento de conciliadores e mediadores - STJ começa a…

13 minutos ago

Centrais sindicais rejeitam anistia a golpistas de 8 de janeiro – Agência Brasil

Líderes de oito centrais sindicais do país assinaram carta intitulada “Defender a democracia é uma…

13 minutos ago

Policiais entram sem autorização em campus da Fiocruz durante operação – Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) denuncia que agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro…

13 minutos ago

Que estejamos firmes, unidos e vigilantes, diz Lewandowski – Agência Brasil

Ao participar de cerimônia em memória dos episódios ocorridos em 8 de janeiro de 2023,…

13 minutos ago

Novos blocos de carnaval de rua em SP têm até sexta para se inscrever – Agência Brasil

Novos blocos de carnaval que pretendem fazer seu desfile de estreia nas ruas da capital…

13 minutos ago

Grupo trans aciona MPF após Meta permitir associar LGBT com doença – Agência Brasil

A Associação Nacional de Travestis e Transsexuais (Antra) protocolou representação no Ministério Público Federal (MPF)…

1 hora ago