Categories: Diversos

Conab aponta queda de preço da batata e alta da cebola e tomate – Agência Brasil

O Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta quinta-feira (23) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mostra que, em dezembro, houve alta de preços da cebola, cenoura e tomate e baixa da batata. 

Ao monitorar os itens de consumo das famílias, a exemplo do que faz quando forma estoques de grãos, a Conab cumpre uma de suas funções básicas, que é a de garantir preços que, ao mesmo tempo, garantam a lucratividade dos produtores e sejam acessíveis aos consumidores.

Notícias relacionadas:

Conab define banca para novo concurso público.Produção de grãos terá crescimento recorde de 8,3%, prevê Conab.Conab faz leilões para compra de cestas de alimentos para os yanomami.De acordo com o boletim, a batata vinha apresentando reduções constantes de preço desde julho de 2024. Em novembro, chegou a reagir, apresentando aumento devido à menor oferta, mas em dezembro os preços praticados voltaram a cair “de maneira significativa”.

“A média ponderada de preço dentre as Ceasas caiu 27,33% em relação à média de novembro. A maior oferta paranaense em dezembro foi a razão da baixa nos preços”, justificou a companhia.

No caso da cebola, a transição da safra no mercado fez com que o produto voltasse a subir após longo período de queda. “Em dezembro, configurou-se a nova distribuição da produção de cebola no país. A partir de então, a Região Sul passou a ser o principal ofertante dos mercados”, explica a Conab.

Pelo segundo mês consecutivo, a cenoura apresentou alta de preços na maioria das Ceasas. Essa alta se deve, segundo a Conab, a “certa concentração de oferta em Minas Gerais, pois Bahia e Goiás enviaram menores quantidades ao mercado”.

Já o tomate registrou aumento ligeiramente acima de 18% em dezembro, na comparação com novembro, na média ponderada. Segundo a Conab, isso se deve à “oferta abundante” registrada no segundo semestre do ano passado, o que provocou redução de preços, o que, mais recentemente, acabou sendo revertido.

Frutas

Entre as frutas, a Conab observou alta nos preços da banana, da maçã e da melancia e queda na laranja e mamão.

A banana apresentou cotações elevadas pela queda da oferta, enquanto a maçã apresentou alta de preços e queda de comercialização. Os estoques estão praticamente finalizados, e as cotações acabaram por pressionar alta, apesar da demanda estável e da concorrência com as frutas de fim de ano.

No caso da melancia, foram observadas oscilações das cotações e queda da comercialização, “em parte por causa da demanda estagnada em alguns centros consumidores devido à presença de chuvas e queda das temperaturas”.

O preço cobrado pela laranja apresentou queda, mas ainda encontra-se elevado. No caso do mamão, foi verificada queda da comercialização nas Ceasas e elevação das cotações. O resultado decorre, segundo a Conab, de uma queda na colheita das variedades papaia e formosa.

Share

Recent Posts

Emocionada, Fernanda Torres comemora indicação ao Oscar – Agência Brasil

A atriz Fernanda Torres comemorou nas redes sociais sua indicação ao Oscar 2025, na categoria…

52 minutos ago

Anatel quer aumentar monitoramento de ligações indesejadas  – Agência Brasil

As prestadoras de telefonia móvel e fixa terão que enviar mensalmente à Agência Nacional de…

52 minutos ago

Candidatos podem se inscrever no Revalida de 27 a 31 de janeiro – Agência Brasil

As inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos…

53 minutos ago

STJ – Interessados em participar da Feira do Pequeno Produtor têm até dia 28 para se inscrever

Interessados em participar da Feira do Pequeno Produtor têm até dia 28 para se inscrever…

2 horas ago

Setor de máquinas de construção tem alta de 22,2% nas vendas em 2024 – Agência Brasil

As vendas no atacado do setor de máquinas de construção cresceram 22,4% em 2024 ao…

3 horas ago

Senegalês atingido por policiais deve ficar com fragmento na cabeça – Agência Brasil

O senegalês agredido na quinta-feira (16), no bairro do Brás, na capital paulista, por policiais…

3 horas ago