Categories: Diversos

Congresso inicia reunião de instalação de CPI dos Atos Golpistas – Agência Brasil

Deputados e senadores estão reunidos neste momento para dar início aos trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Os parlamentares vão apurar os ataques em que o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos e depredados em Brasília.    

A reunião de abertura dos trabalhos é presidida pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), parlamentar de maior idade entre os integrantes. Nesta sessão, serão eleitos o presidente e o vice da comissão. Logo após, o presidente indicará o relator. Entre os mais cotados estão o deputado Arthur Maia (União-BA) para a presidência e a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) deve ficar com a relatoria.  

Notícias relacionadas:

STF inicia julgamento de mais 131 investigados por atos golpistas .Lesa Pátria: PF busca provas contra financiadores de atos golpistas.A duração inicial dos trabalhos será de seis meses. A comissão será composta por 32 titulares, divididos igualmente entre deputados e senadores. A maioria dos partidos já indicou seus membros.   

Justiça

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou na terça-feira (23) o julgamento de mais 131 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. É o sexto grupo de investigados, totalizando 1.176 das 1,3 mil denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR). 

Nesse lote de denúncias, a principal acusação, em todos os casos, é a de incitação à animosidade das Forças Armadas contra Poder constituído. As denúncias têm como alvo pessoas presas no acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, no dia seguinte aos ataques. 

Por enquanto, assim como nas outras ocasiões, Moraes abriu o julgamento desta semana votando pelo recebimento das denúncias, o que confere o status de réus aos acusados. Ao todo, a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou, até o momento, 1.390 denúncias com relação ao caso. O Supremo já recebeu 1.044 dessas acusações, passo que resulta na abertura de ação penal, com coleta de provas mais aprofundada e oitiva de testemunhas a pedido de acusação e defesa. 

Somente ao final da ação penal o STF deverá julgar, no caso a caso, eventual condenação dos réus. Não há prazo para que isso ocorra. 

Share

Recent Posts

Motorista de Porsche vai a júri popular e segue em prisão preventiva – Agência Brasil

A Justiça de São Paulo decidiu levar a júri popular o empresário Fernando Sastre de…

33 minutos ago

Haddad: até 600 sites de bets serão banidos do país nos próximos dias – Agência Brasil

Até 600 sites de apostas online, as chamadas bets, poderão ser banidos do Brasil nos…

33 minutos ago

Contas públicas têm déficit de R$ 21,4 bilhões em agosto – Agência Brasil

As contas públicas fecharam o mês de agosto com saldo negativo, resultado total do déficit…

33 minutos ago

Sesc Belenzinho sedia 4º Fórum Nacional Sesc de Juventudes – Agência Brasil

O Sesc Belenzinho sedia, a partir desta terça-feira (1º), o 4º Fórum Nacional Sesc de…

34 minutos ago

Prefeitura de São Paulo abre inscrições para expositores negros – Agência Brasil

A prefeitura de São Paulo está com inscrições abertas, até o dia 30 de outubro,…

2 horas ago

Juros e conflitos impedem queda de Índice de Incerteza Econômica – Agência Brasil

Os debates em torno da taxa de juros no Brasil e a intensificação de conflitos…

2 horas ago