Categories: Diversos

Defesa Civil mantém alerta para chuvas em São Paulo – Agência Brasil

A Defesa Civil de São Paulo alerta para a ocorrência de chuvas fortes até a próxima quarta-feira (5). Por causa do alto volume de chuvas, o Gabinete de Crise permanecerá ativo para monitorar a situação e coordenar ações emergenciais. A tarde, o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito Ricardo Nunes programaram uma reunião para tratar do assunto.

Na madrugada de hoje (3), a Defesa Civil emitiu mais um alerta “severo” para a ocorrência de chuvas. No sábado (1º), depois de forte chuva na madrugada, o prefeito disse que a administração deve se concentrar na remoção dos moradores do Jardim Pantanal, uma das áreas que mais sofrem com os temporais.

Notícias relacionadas:

São Paulo registra 18ª morte por causa das chuvas.Inmet prevê onda de calor e temperaturas acima da média no país.Fevereiro terá chuva e calor nas Regiões Norte e Nordeste do país.A prefeitura não tem um plano definido para a remoção dos moradores do Jardim Pantanal, cerca de 45 mil pessoas. A intenção inicial da administração municipal era construir um muro de contenção na região, mas os custos da obra, estimados em R$ 1 bilhão, foram considerado “inviáveis” pelo prefeito, em entrevista à imprensa no sábado (1º).

Na manhã desta segunda-feira (3), a chuva começou moderada, segundo a Defesa Civil. No entanto, “entre a tarde e a noite, ainda por conta da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a chuva se espalha por todo o estado e ganha intensidade. Há previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes, acompanhadas por raios e rajadas de vento em todas as áreas”, alertou comunicado do órgão.

A faixa leste do estado é a que mais preocupa as autoridades – a região compreende todo o litoral desde o Vale do Paraíba até o litoral norte, em cidades como Mogi das Cruzes, Poá, Guararema, Suzano, Santa Isabel, entre outras.

Desde o início do verão, São Paulo registrou 18 mortes em consequência das chuvas. Cerca de duas mil pessoas foram afetadas em Franco da Rocha e Cajamar, onde cerca de 100 residências foram atingidas pela inundação.

As recomendações da Defesa Civil para os próximos dias são evitar transitar por locais alagados e ter atenção a movimentações de solo, rachaduras ou inclinação de árvores e postes. Moradores de áreas de risco devem buscar abrigo em locais seguros ao menor sinal de deslizamentos ou enchentes.

Share

Recent Posts

Barroso: Três Poderes estão unidos pelos princípios da Constituição – Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, disse nesta segunda-feira (3),…

53 minutos ago

Uma pessoa permanece internada, após briga de torcidas no Recife – Agência Brasil

Dos 13 pacientes atendidos na emergência do Hospital da Restauração no Recife, vítimas da briga…

53 minutos ago

Emergências dos hospitais do Andaraí e Cardoso Fontes são reabertas – Agência Brasil

As emergências dos hospitais do Andaraí e Cardoso Fontes, nas zonas norte e oeste do…

54 minutos ago

Gonet diz que PGR está pronta para defender regime democrático – Agência Brasil

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, disse nesta segunda-feira (3) que o órgão está pronto…

54 minutos ago

STF abre sessão solene para retomada dos trabalhos em 2025 – Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu no começo da tarde desta segunda-feira (3) a sessão solene…

2 horas ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: prazo para matrícula de aprovados acaba hoje – Agência Brasil

Os candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 que obtiveram nota igual ou…

2 horas ago