Categories: Diversos

Domingos Brazão chora em depoimento ao STF – Agência Brasil

O conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ) Domingos Brazão prestou depoimento nesta terça-feira (22) ao Supremo Tribunal Federal (STF) na condição de réu na ação penal que trata do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorrido em 2018, no Rio de Janeiro.

Domingos Brazão está preso na penitenciária federal em Porto Velho. Ele e seu irmão, o deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), são apontados nas investigações como mandantes do assassinato, de acordo com a delação premiada do ex-policial Ronnie Lessa, réu confesso de realizar os disparos de arma de fogo contra a vereadora.

Notícias relacionadas:

Em depoimento ao STF, Chiquinho Brazão nega conhecer Ronnie Lessa.Marielle: dono de ferro-velho é condenado por descartar carro do crime.STJ rejeita pedido de impeachment de Domingos Brazão .Durante o depoimento, Domingos chorou ao falar dos filhos e, assim como Chiquinho, também negou conhecer Ronnie Lessa pessoalmente. 

Perguntado pelo juiz Airton Vieira, responsável pela oitiva, o motivo pelo qual um desconhecido o incriminaria, o conselheiro disse que Ronnie estava se sentindo encurralado e queria incriminá-lo após a imprensa publicar que os Brazão foram citados nas investigações.

“Foi uma oportunidade que Lessa teve de ganhar os benefícios [da delação]. Um homicida, um homem louco que nunca demonstrou piedade pelo que fez”, afirmou.

Insistindo na pergunta, o juiz questionou Domingos sobre o motivo pelo qual seu irmão também foi incriminado por um desconhecido. Segundo ele, a acusação contra Chiquinho teve objetivo de levar a investigação para o STF, tribunal responsável pelo julgamento de parlamentares.

“Foi uma forma de levar [o caso] para o STF. Em quatro dias, foi homologado [delação]. Isso estava no STJ há uma série de tempo”, disse.

Sobre Marielle, Domingos Brazão garantiu que não a conhecia. “Nunca estive com Marielle, nem com Anderson”, afirmou.

Em outro momento do depoimento, Domingos voltou a chorar e disse que as acusações de Ronnie Lessa estão “fazendo mal para ele e sua família”.

“Eu preferia ter morrido no lugar da Marielle. Eu não sei como ele dorme. Não dá para entender, como ele consegue fazer isso”, afirmou.

Réus

Nesta segunda-feira (21), o deputado federal Chiquinho Brazão prestou depoimento e também negou conhecer Ronnie Lessa.

Além dos irmãos Brazão, o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa e o major da Policia Militar Ronald Paulo de Alves Pereira também são réus pelo assassinato de Marielle.

Todos respondem pelos crimes de homicídio e organização criminosa e estão presos por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

De acordo com a investigação realizada pela Polícia Federal, o assassinato de Marielle está relacionado ao posicionamento contrário da parlamentar aos interesses do grupo político liderado pelos irmãos Brazão, que têm ligação com questões fundiárias em áreas controladas por milícias no Rio de Janeiro.

*Matéria atualizada às 18h47 para inclusão de informações sobre o depoimento de Domingos Brazão

Share

Recent Posts

STF mantém decisão que retém passaporte de Bolsonaro – Agência Brasil

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu confirmar a decisão individual do ministro…

2 horas ago

Liga dos Campeões: Vini Jr. dá show e ajuda Real a derrotar o Borussia – Agência Brasil

O atacante brasileiro Vinicius Júnior deu show, nesta terça-feira (22) no estádio Santiago Bernabéu, ao…

2 horas ago

Vendedores de suplementos adulterados serão notificados – Agência Brasil

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) informou nesta terça-feira (22) que vai atuar para combater…

2 horas ago

Proteção de dados: rede X terá que esclarecer sobre plataforma de IA – Agência Brasil

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) informou que vai convocar representantes da rede…

2 horas ago

Direitos Humanos divulga cartilhas sobre liberdade religiosa – Agência Brasil

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) divulgou esta semana as cartilhas O…

2 horas ago

FMI eleva para 3% projeção de crescimento do PIB do Brasil em 2024 – Agência Brasil

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou, de 2,1% para 3%, a projeção de crescimento da…

3 horas ago