Categories: Diversos

Em Nova Iguaçu, Léo Péricles defende CSN e Petrobras 100% estatais – Agência Brasil

Em campanha eleitoral na cidade de Nova Iguaçu (RJ), o candidato à presidência da República pela Unidade Popular (UP), Léo Péricles, defendeu hoje (25) a reestatização da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Ele também quer que o governo federal assuma 100% das ações da Petrobras.

“A CSN é uma indústria de base central para o Brasil. E tem sede aqui no Rio de Janeiro. Precisa voltar a ser pertencente ao povo brasileiro. Assim como a Petrobras que deve voltar a ser 100% estatal. Essas duas grandes estatais podem ser um motor muito importante para que a indústria possa voltar a se desenvolver nesse país”, disse.

Fundada por Getúlio Vargas em 1941 e sediada em Volta Redonda (RJ), a CSN foi privatizada em 1993 durante o governo de Itamar Franco e se tornou uma empresa de capital aberto. Sua atuação engloba toda a cadeia produtiva do aço, desde a extração do minério de ferro até a comercialização de diferentes produtos de interesse de diferentes ramos industriais, entre eles os segmentos automotivo, de construção civil e de embalagens.

Já a Petrobras é uma sociedade de economia mista controlada pela União, que mantém mais de 50% das ações com direito a voto. Também fundada sob o governo de Getúlio Vargas, foi estruturada em 1953 assumindo a exclusividade na exploração do petróleo no país. O monopólio foi derrubado em 1997 durante o primeiro mandato presidencial de Fernando Henrique Cardoso, abrindo o mercado para empresas estrangeiras.

Parque industrial

Léo Péricles também avaliou que Nova Iguaçu e os demais municípios da Baixada Fluminense possuem um parque industrial abandonado capaz de gerar 100 mil empregos se for reativado. “O governo federal deve encampar esse parque e convocar a classe operária dessa região para assumir essas empresas”, propôs.

Ele também criticou os problemas de saneamento enfrentados pelas cidades da Baixada Fluminense. “É uma falta de responsabilidade e de humanidade dos governos não priorizar essa questão. Ainda mais em um estado tão rico como o estado do Rio de Janeiro e em um país tão rico como é o Brasil”, disse o candidato, acrescentando que os problemas seriam enfrentados com obras realizadas a partir de frentes emergenciais de trabalho que seriam criadas em seu governo.

Share

Recent Posts

Selo identificará gestão pública comprometida com a alfabetização – Agência Brasil

Iniciativas da gestão pública de municípios, estados e do Distrito Federal para assegurar o direito…

30 minutos ago

STJ – Apreensão de madeira utilizada para esconder carga ilícita é um dos temas da nova Pesquisa Pronta

Apreensão de madeira utilizada para esconder carga ilícita é um dos temas da nova Pesquisa…

1 hora ago

STJ – Página de Repetitivos e IACs inclui julgados sobre obrigatoriedade de redução proporcional da pena-base

Página de Repetitivos e IACs inclui julgados sobre obrigatoriedade de redução proporcional da pena-base -…

1 hora ago

Começa consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2024 – Agência Brasil

A partir das 10h desta segunda-feira (23), cerca de 511 mil contribuintes que entregaram a…

1 hora ago

Crianças e adolescentes sofrem com mudanças climáticas, alerta Unicef – Agência Brasil

Com apenas duas semanas para as eleições municipais – e em meio a calor e…

1 hora ago

STJ – Metrô de São Paulo pode cobrar da TIM pelo uso dos túneis para passar cabos de telefonia

Metrô de São Paulo pode cobrar da TIM pelo uso dos túneis para passar cabos…

2 horas ago