Categories: Diversos

Empresas e MEI podem regularizar dívidas com Simples até esta quinta – Agência Brasil

As micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEI) notificadas no fim de setembro que não regularizarem as dívidas com o Simples Nacional – regime tributário especial para pequenos negócios – até esta quinta-feira (31) serão excluídas do regime. A exclusão valerá a partir de 1º de janeiro.

O devedor pode pagar à vista, abater parte da dívida com créditos tributários (recursos que a empresa tem direito a receber do Fisco) ou parcelar os débitos em até cinco anos com o pagamento de juros e multa. O parcelamento pode ser feito pelo Portal do Simples Nacional ou no Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), no serviço “Parcelamento – Simples Nacional”.

Notícias relacionadas:

Micro e pequenas empresas geram seis de cada dez empregos em junho.Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda.O acesso ao Portal do Simples Nacional e ao e-CAC é feito com certificado digital ou com conta no Portal Gov.br nível prata ou ouro. A empresa ou o MEI que não concordar com a dívida e quiser contestar o Termo de Exclusão deverá dirigir a contestação ao Delegado de Julgamento da Receita Federal, protocolada via internet, conforme orientado no site do órgão.

Notificações

De 30 de setembro a 4 de outubro, a Receita notificou 1.121.419 MEI e 754.915 micro e pequenas empresas que deviam R$ 26,5 bilhões ao Simples Nacional. Após o conhecimento do termo, o contribuinte tem até 30 dias para impugnar a notificação ou quitar os débitos, sob pena de ser excluído do Simples. Dessa forma, as empresas e o MEI que receberam a notificação no fim de setembro têm até o fim de outubro para regularizarem as pendências.

Segundo a Receita Federal, as principais irregularidades são falta de documentos, excesso de faturamento, débitos tributários, parcelamentos pendentes ou o exercício pela empresa de atividades não incluídas no Simples Nacional.

Periodicamente, a Receita verifica se as empresas estão de acordo com as condições de enquadramento no Simples Nacional. Quando o estabelecimento apresenta irregularidades, o órgão envia cartas com o aviso de exclusão. O micro e pequeno empresário que ainda não regularizou as pendências pode pedir orientações ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para elaborar um plano de recuperação dos negócios.

Share

Recent Posts

Julgamento de caso Marielle é retomado na manhã desta quinta-feira – Agência Brasil

O julgamento dos ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, réus confessos dos assassinatos da…

32 minutos ago

Norma que considerou publicidade infantil abusiva completa 10 anos – Agência Brasil

“A gente tinha uma cultura maior de assistir televisão, tinha os programas infantis, que tinham os desenhos animados, e…

33 minutos ago

Cerca de 77 mil mulheres aguardam mamografia pelo SUS – Agência Brasil

Em junho deste ano, 77.243 brasileiras aguardavam por uma mamografia no Sistema Único de Saúde…

33 minutos ago

Termina nesta quinta-feira prazo de adesão ao programa Litígio Zero – Agência Brasil

Termina às 18h desta quinta-feira (31), o prazo para aderir ao Programa Litígio Zero. Os…

33 minutos ago

Transição de governo é regulamentada em cerca de 1 a cada 5 municípios – Agência Brasil

O processo de transição entre gestões no Poder Executivo após eleições ainda é pouco estruturado no…

33 minutos ago

Concerto com Alaíde Costa abre nova temporada do Projeto Pixinguinha – Agência Brasil

A cantora e compositora Alaíde Costa está em Brasília para abrir a nova temporada do…

2 horas ago