Categories: Diversos

Estado do Amazonas passa a ter 17 línguas oficiais – Agência Brasil

A partir de agora, o estado do Amazonas tem 17 línguas oficiais. E o português é apenas uma delas. Dezesseis línguas indígenas foram incluídas como oficiais em ato realizado nessa quarta-feira (19), em São Gabriel da Cachoeira, que fica a 800 km de Manaus, e é considerada a cidade mais indígena do Brasil.

A sanção da Lei ocorreu após o lançamento da primeira Constituição Federal traduzida para o nheengatu, a única língua descendente do tupi antigo e ainda viva. Presente à solenidade, a presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministra Rosa Weber, destacou que o lançamento é um marco na história constitucional.

Notícias relacionadas:

Constituição brasileira é traduzida pela 1ª vez para língua indígena .“Certa de que o dia de hoje é um marco na história constitucional do nosso país, o meu desejo é de que sigamos avançando para, juntos, concretizarmos o que a nossa constituição almeja. Ou seja, que possamos construir juntos um Brasil verdadeiramente inclusivo”.

Rosa Weber lembrou que muitas palavras da língua portuguesa, como “guri” e “guria”, comuns em seu estado de origem, o Rio Grande do Sul, também são de origem indígena. A ministra comentou essa mistura de expressões no evento que aconteceu na maloca da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro.

“Estamos hoje em uma maloca, que aprendi que significa ‘casa de gente’. Casa nossa, então, né? Diante disso, posso dizer que hoje estamos aqui, nesta maloca, onde vejo algumas crianças, guris e gurias, para tratar do futuro do Brasil. Do futuro da casa da nossa gente”.

Com a nova legislação estadual, as línguas oficiais do Amazonas passam a ser: Apurinã, Baniwa, Dessana, Kanamari, Marubo, Matis, Matses, Mawe, Mura, Nheengatu, Tariana, Tikuna, Tukano, Waiwai, Waimiri e Yanomami.

Também já está valendo a Política de Proteção das Línguas Indígenas, que inclui a garantia do direito ao pleno uso público da própria língua, dentro ou fora de terras indígenas.

Share

Recent Posts

Jerusa Geber brilha nos 200 metros classe T11 para ficar com o ouro – Agência Brasil

Neste sábado (7), no Stade de France, em Paris, a acreana Jerusa Geber deu mais…

3 horas ago

Justiça suspende Operação Verão na orla do Rio de Janeiro – Agência Brasil

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), por meio da 1ª Vara da…

3 horas ago

Krenak: literatura pode ajudar a propor novas formas de viver na Terra – Agência Brasil

De forma direta ou indireta, todos estão participando do consumo indistinto do planeta. É o…

4 horas ago

Ato em SP pede impeachment de Moraes e anistia a 8 de janeiro – Agência Brasil

Políticos e manifestantes fizeram um ato, no início da tarde deste sábado (7), em São…

4 horas ago

Paris 2024: equipe de judô do Brasil tem sábado com três ouros no judô – Agência Brasil

A equipe de judô do Brasil teve um sábado (7) dourado nos Jogos Paralímpicos de…

4 horas ago

Painel da CGU registra este ano 571 denúncias de assédio sexual – Agência Brasil

Ouvidorias de 173 órgãos públicos federais, como ministérios, universidades, hospitais, empresas estatais e autarquias, registraram…

5 horas ago