Categories: Diversos

Estoques de vacinas estão 100% abastecidos, diz Ministério da Saúde – Agência Brasil

O Ministério da Saúde garantiu que todos os estados do Brasil estão 100% abastecidos com as vacinas do calendário básico. Anualmente, o Programa Nacional de Imunizações distribui cerca de 300 milhões de doses de vacinas para todos os 5.570 municípios brasileiros. Mas essa quantia foi superada em 2023 e 2024, com a entrega de mais de 643 milhões de doses a todos os estados. 

De acordo com a pasta, mesmo os estoques da vacina contra a varicela foram abastecidos, apesar de haver uma escassez global da matéria-prima utilizada. “Hoje, contamos com três fornecedores para essa vacina, assegurando a normalização ao longo do primeiro semestre de 2025”, garantiu o diretor do PNI, Eder Gatti. 

Notícias relacionadas:

CNM aponta falta de vacinas de catapora e covid; governo nega carência.Casos de dengue en Brasil superan los 6,4 millones en 2024.Campanha Janeiro Branco estimula o bem-estar emocional.De acordo com pesquisa divulgada pela Confederação Nacional dos Municípios na semana passada, em cerca de 1,5 mil municípios, os gestores declararam que o imunizante estava em falta.. 

No mesmo levantamento, 746 cidades declararam que não tinham vacinas contra a covid-19 para a imunização de adultos. Mas, de acordo com o ministério, os estoques dessa vacina também foram reforçados: de outubro a dezembro de 2024 foram distribuídas 3,7 milhões de doses aos estados, e apenas 503 mil foram aplicadas. 

O Ministério da Saúde mudou a forma de compra das vacinas contra a covid-19 no ano passado. Por meio de pregão eletrônico, já garantiu a aquisição de 69 milhões de doses, que poderão ser utilizadas em até dois anos, mas serão entregues de forma gradual, conforme a demanda, para evitar desperdícios. 

Gatti ressaltou que a distribuição das vacinas pelo Brasil representa um desafio logístico complexo, considerando a extensão territorial e a diversidade do país. “Trabalhamos em parceria com os estados, que fazem a distribuição aos municípios. Apesar dos desafios, conseguimos enviar todas as grades de vacinas do calendário básico no mês de dezembro. Temos estoques garantidos, como é o caso das vacinas de meningite e coqueluche, com reservas para atender a demanda dos próximos seis meses”, complementou.

Share

Recent Posts

Copinha: Cruzeiro bate São Carlos e garante 1ª posição no Grupo 13 – Agência Brasil

O Cruzeiro derrotou o São Carlos por 2 a 0, nesta quarta-feira (8), para fechar…

5 horas ago

Operação policial dentro da Fiocruz deixa ao menos um morto – Agência Brasil

A operação policial que afetou a rotina da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e gerou repúdio da…

7 horas ago

AGU contrata advogados no exterior para extraditar foragidos do 8/1 – Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) vai contratar advogados em outros países para representar o Brasil…

9 horas ago

Entidades lançam manifesto contra alteração de controle da Meta – Agência Brasil

A Coalizão Direitos na Rede divulgou nesta quarta-feira (8) um manifesto contra a alteração nas…

9 horas ago

Tecnologia deve elevar em 78 milhões total de empregos até 2030 – Agência Brasil

Estudo feito pelo Fórum Econômico Mundial em 55 países estima que as novas tecnologias elevarão,…

10 horas ago

“Ainda estamos aqui por memória e justiça”, diz Amelinha – Agência Brasil

No dia em que o Brasil relembra o ato golpista de 8 de janeiro de…

11 horas ago