Categories: Diversos

FAB entrega dados de caixas-pretas para agência do Cazaquistão – Agência Brasil

Profissionais do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligado à Força Aérea Brasileira, encerraram, em Brasília, os trabalhos de extração, aquisição e validação dos dados contidos nas duas caixas-pretas do avião Embraer 190, que caiu no Cazaquistão no dia 25 de dezembro. As caixas-pretas trazem os registros de comunicação de voz e também os dados do que ocorreu no voo.

O acidente causou a morte de pelo menos 38 pessoas. Havia 67 a bordo, incluindo cinco tripulantes. A aeronave de fabricação brasileira, operada pela Azerbaijan Airlines, decolou de Baku, no Azerbaijão, e tinha como destino a cidade de Grozny, na Rússia.

Notícias relacionadas:

Brasileiros analisam caixas-pretas de avião que caiu no Cazaquistão.Caixas-pretas de jato da Embraer que caiu no Cazaquistão chegam amanhã.Avião comercial da Embraer cai com 67 passageiros no Cazaquistão.O Cenipa informou que todas as informações obtidas foram entregues à agência do Cazaquistão responsável pela análise e investigação do acidente, já que o avião caiu naquele país.

Segundo o que foi divulgado por agências de notícias internacionais, a aeronave, no percurso, acabou desviando da rota original até cair do lado oposto ao Mar Cáspio. Há suspeitas de que o jato foi atingido pelas defesas antiaéreas russas, que atacavam drones ucranianos.

Investigação no Brasil

Os trabalhos realizados pelos brasileiros ocorreram no laboratório do Cenipa, que conta com equipe e equipamentos para análises técnicas utilizando microscópios e animações em realidade virtual (em três dimensões).

Na oficina de extração, são removidas as placas de memória dos gravadores de voo e a verificação dos componentes. Os dados são recuperados eletronicamente para conseguir ter acesso aos sons da cabine, às comunicações dos pilotos e à leitura de tudo o que ocorre no  voo, o que inclui variações de altitude, velocidade e trajetória.

O laboratório ainda permite que os investigadores atuem na sala do simulador de voo. Com esse equipamento, as informações obtidas são utilizadas para criar uma animação baseada nos dados recuperados e condições de voo anteriores ao acidente.

Share

Recent Posts

Sem Censura comemora 40 anos com temporada em Salvador – Agência Brasil

Para celebrar os 40 anos de estreia do Sem Censura, a TV Brasil faz uma temporada de verão…

45 minutos ago

Caminhos da Reportagem conquista Prêmio Crosp de Jornalismo – Agência Brasil

O programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, veículo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)…

45 minutos ago

Ana Maria Lima será nova presidente da Comissão de Anistia – Agência Brasil

A procuradora federal aposentada Ana Maria Lima de Oliveira substituirá a professora universitária Eneá de…

45 minutos ago

Exame para detectar doença rara em recém-nascido torna-se obrigatório – Agência Brasil

O exame clínico para identificar malformações dos dedos grandes dos pés típicos na Fibrodisplasia Ossificante…

45 minutos ago

Haddad afirma que Lula vetará jabutis que poderiam elevar conta de luz – Agência Brasil

Os “jabutis” incluídos no Projeto de Lei das Usinas Eólicas Offshore (em alto-mar) que encarecerão…

2 horas ago

Ministério Público vai investigar queda de aeronave em Ubatuba – Agência Brasil

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) instaurou um procedimento para apurar as circunstâncias que levaram…

2 horas ago