Categories: Diversos

Fogo Cruzado aponta aumento de vítimas de balas perdidas – Agência Brasil

O Instituto Fogo Cruzado divulgou hoje (11) um relatório sobre a violência armada nos primeiros 100 dias dos novos governos nos estados monitorados pela instituição. A região metropolitana do Rio de Janeiro lidera o ranking com 1.014 tiroteios, seguido de 497 na região metropolitana do Recife e 396 na região metropolitana de Salvador. Esses intensos tiroteios, principalmente no Grande Rio, na maioria com o uso de fuzis, deixaram 497 vítimas na região metropolitana. No Grande Recife foram 559 registros e na região metropolitana de Salvador foram 365 baleados.

De acordo com o relatório, as balas perdidas são um grande problema, com tendência de alta, a ser enfrentado pela segurança pública das metrópoles; A situação é agravada pelo uso de armas de guerra, como fuzis, que têm poder de alcance de mais de 2 mil metros de distância.

Notícias relacionadas:

Indígenas são presos ao protestarem contra obra em Mato Grosso do Sul.De 1º de janeiro a 10 de abril deste ano, 52 pessoas foram vítimas de balas perdidas na região metropolitana do Rio. Isso representa um crescimento de 79% em relação ao mesmo período em 2022, com 29 atingidos. No Recife, 17 pessoas foram vítimas de balas perdidas, superando o mesmo período de 2022, com 15 casos.

Na Bahia houve 19 vítimas de balas perdidas em Salvador e região metropolitana, mas como o instituto passou a atuar na região apenas em julho de 2022, não há comparativo para o mesmo período. 

A diretora de Dados e Transparência do Instituto Fogo Cruzado, Maria Isabel Couto diz em nota que é importante articular as estatísticas sobre violência armada às políticas já propostas para compreender se houve ou não avanços no campo da segurança pública. “É sintomático que olhemos para três grandes regiões metropolitanas brasileiras e vejamos um padrão: de um lado, as balas perdidas apresentam tendência de alta, do outro, os novos governos apontam para o retrocesso no que se refere à transparência”.

Instituto

O Fogo Cruzado é um Instituto que divulga dados abertos e colaborativos sobre violência armada. São mais de 20 indicadores sobre violência nas regiões metropolitanas do Rio, do Recife e de Salvador.

Share

Recent Posts

Ataque israelense atinge proximidades do aeroporto de Beirute – Agência Brasil

Pelo menos um ataque israelense na madrugada de sexta-feira (horário local) atingiu as proximidades do…

41 minutos ago

Eleições 2024: TSE aprova tropas federais para 11 novos municípios – Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta-feira (3) 11 novas autorizações de envio de…

2 horas ago

CNU: Justiça suspende divulgação de resultado do bloco 4 – Agência Brasil

A Justiça Federal determinou nesta quinta-feira (3) a suspensão da divulgação dos resultados das provas…

2 horas ago

Dino diz que Congresso não enviou ao STF todos documentos sobre emenda – Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino disse nesta quinta-feira (3) que o…

3 horas ago

Incêndio no Copan assusta moradores e atinge dois andares do prédio – Agência Brasil

Um incêndio no tradicional edifício de São Paulo, o Copan, movimentou o centro da capital…

3 horas ago

Pesquisa mostra capitais na contramão de meta para redução de emissões – Agência Brasil

Em meio ao processo eleitoral municipal, a ausência de respostas para uma pergunta incomoda pesquisadores…

4 horas ago