Categories: Diversos

Força Nacional reforça equipe de combate a incêndios no Pantanal – Agência Brasil

As frentes de combate aos incêndios no Pantanal foram reforçadas, com a chegada de mais uma equipe da Força Nacional a Corumbá, no Mato Grosso do Sul. O efetivo se juntará às equipes locais, que atuarão também em 13 bases avançadas espalhadas pelo bioma.

“As equipes do Rio Grande do Sul, formadas por 42 integrantes, chegaram na tarde desta sexta-feira (29) e se juntaram aos outros integrantes que estavam na região pantaneira desde quinta-feira (28), vindos do Distrito Federal e do Tocantins”, informou o governo do Mato Grosso do Sul. Ao todo, 82 homens e mulheres da Força Nacional estão em Corumbá. 

Notícias relacionadas:

FAB faz três voos hoje sobre o Pantanal para combate às queimadas.Queimada no Pantanal persiste mesmo após proibição de manejo do fogo.Pantanal: 85% dos incêndios ocorrem em terras privadas, diz Marina.A expectativa é de que, com o reforço, se consiga reduzir o tempo de resposta no combate aos incêndios florestais. Iniciada em abril, as frentes de ações já mobilizaram mais de 400 bombeiros militares de Mato Grosso do Sul. Todos orientados pelo Sistema de Controle de Incidentes, com sede em Campo Grande.

O fogo já queimou 520 mil hectares no Pantanal do Mato Grosso do Sul este ano, segundo dados divulgados pelo governo estadual. 

Ação humana

Durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, mais conhecido como Conselhão, no Palácio do Planalto nesta semana, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, disse que 85% dos incêndios observados no bioma ocorrem em terras privadas, de forma não natural, ou seja, derivado de ação humana.

“Neste momento, não temos incêndio em função de ignição natural”, disse a ministra ao afirmar que o município de Corumbá responde atualmente por metade dos incêndios em Mato Grosso do Sul”. “Os municípios que mais desmatam são os que mais têm incêndio”, ressaltou.

Para a ministra, neste ano, a situação foi agravada pelos efeitos da mudança do clima causada por ações humanas. “Nós estamos vivendo um momento muito particular de nossa trajetória neste planeta. Tivemos no ano de 2023 um dos anos mais intensos em termos de eventos climáticos extremos, com os problemas das ondas de calor, de seca, de enchentes extremas. Isso é um sinal inequívoco de que a mudança do clima já é uma realidade”, disse.

Share

Recent Posts

Avião da FAB chega ao Líbano para resgatar brasileiros – Agência Brasil

A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) que fará o primeiro voo de repatriação de brasileiros no…

32 minutos ago

Candidatos devem ter propostas para conselhos tutelares – Agência Brasil

Órgãos municipais, os conselhos tutelares são peças fundamentais da garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Previstos…

2 horas ago

Mega-Sena sorteia R$ 50 milhões na noite deste sábado – Agência Brasil

O concurso 2783 da Mega-Sena deve pagar um prêmio de R$ 50 milhões para quem acertar…

3 horas ago

Festival NaLata leva obras gigantes para o bairro de Pinheiros, em SP – Agência Brasil

A 5ª edição do festival internacional de arte NaLata começa neste sábado (5), ocupando ruas…

3 horas ago

Eleição: capitais nordestinas matam 70% mais jovens que Rio de Janeiro – Agência Brasil

As capitais nordestinas matam cerca de 70% mais jovens do que a cidade do Rio…

4 horas ago

Eleitor precisa baixar e-Título até hoje – Agência Brasil

O eleitor que pretende votar usando o título de eleitor digital deve baixar o aplicativo e-Título até…

4 horas ago