Categories: Diversos

Garimpeiros reagem à ação da PRF e morrem na Terra Indígena Yanomami – Agência Brasil

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima confirmou a morte de quatro garimpeiros dentro da Terra Indígena Yanomami, na noite desse domingo (30). Eles teriam reagido a uma incursão de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). De acordo com o ministério, na ação, foi apreendido armamento de grosso calibre.

“Houve confronto na ação de domingo e quatro garimpeiros morreram, entre eles um foragido da Justiça no Estado do Amapá. Agentes federais apreenderam 11 armas com criminosos: espingardas calibre 12mm, um fuzil e pistolas calibre 45, de uso restrito. Os corpos chegaram a Boa Vista na noite de domingo”, informou, em nota, o ministério.

Notícias relacionadas:

Governo envia comitiva à Roraima após ataque em terra yanomami .PF ouve primeiros depoimentos sobre ataque na Terra Yanomami.Um indígena é morto e dois são feridos em ataque na Terra Yanomami.A ação da polícia ocorreu após ataques registrados na Terra Indígena Yanomami. Segundo lideranças indígenas, três yanomami foram baleados na tarde do último sábado (29) – uma das vítimas, um agente de saúde que atuava na comunidade, morreu no local. As outras duas vítimas foram socorridas no posto de saúde que funciona na própria reserva e, posteriormente, transferidas para o Hospital Geral de Roraima, onde estão internadas.

Ontem agentes da Polícia Federal (PF) estiveram na comunidade Uxiú da Terra Indígena Yanomami para periciar o local e ouvir o depoimento preliminar de testemunhas.

De acordo com o ministério, há indícios de que uma facção criminosa controla o garimpo em que houve o confronto. O ataque desse domingo é o quarto contra esquipes do Ibama desde o início da retomada do território Yanomami, em 6 de fevereiro.

Balanço

Segundo levantamento do Ministério do Meio Ambiente, após três meses de trabalho, foram destruídos 327 acampamentos de garimpeiros, 18 aviões, dois helicópteros, centenas de motores e dezenas de balsas, barcos e tratores. Também foram apreendidas 36 toneladas de cassiterita, 26 mil litros de combustível, além de equipamentos usados por criminosos.

Imagens de satélite apontam uma redução de cerca de 80% de áreas desmatadas para mineração de fevereiro a abril em relação ao mesmo período do ano passado.

Matéria alterada às 13h54 para acréscimo de informações.

Share

Recent Posts

Via Dutra terá efetivo da PRF reforçado para a festa da Aparecida – Agência Brasil

Os milhares de fiéis que visitarão o Santuário Nacional de Aparecida, no Vale do Paraíba,…

32 minutos ago

Brasileiros priorizam líderes a categorias políticas durante eleições – Agência Brasil

Em semana que antecede o primeiro turno das eleições municipais, o debate sobre ideologias e…

32 minutos ago

Anielle depõe na PF em inquérito sobre denúncias contra Silvio Almeida – Agência Brasil

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, depôs nesta quarta-feira (2) na Polícia Federal em inquérito que…

32 minutos ago

Macaé Evaristo manifesta preocupação com exposição excessiva às bets – Agência Brasil

Recém-empossada no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo manifestou grande preocupação com…

33 minutos ago

Eclipse do Sol acontece hoje à tarde; veja horário e como observar – Agência Brasil

Nesta quarta-feira (2), moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão a chance de observar…

33 minutos ago

Lula desembarca em Brasília após problema com avião no México – Agência Brasil

Após atraso por problemas na aeronave, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou, nesta…

33 minutos ago