Categories: Diversos

Google incluirá funções de Inteligência Artificial durante buscas – Agência Brasil

O Google anunciou nesta quarta-feira (8) que em breve adicionará recursos generativos de inteligência artificial (IA) nos resultados de busca, um dia depois que a Microsoft apresentou planos para integrar respostas semelhantes às produzidas pelo chatbot ChatGPT ao seu mecanismo de busca Bing.

Adicionar IA generativa – que cria texto ou respostas visuais como um humano – às buscas online permitiria ao Google reter usuários em sua plataforma, fornecendo respostas personalizadas às perguntas dos usuários e protegendo seus negócios com venda de espaço publicitário.

Notícias relacionadas:

Não sou o substituto do Google, afirma ChatGPT ao ser entrevistado.O Google disse que a IA generativa permitirá que os usuários interajam com as informações de “maneiras totalmente novas”.

“Ela pode ajudar um padeiro a colaborar com um cliente em um design de um bolo, ou um fabricante de brinquedos a sonhar com uma nova criação”, disse o vice-presidente sênior do Google, Prabhakar Raghavan, em evento em Paris.

“À medida que continuamos a trazer tecnologias de IA generativas para nossos produtos, o único limite para a pesquisa será sua imaginação.”

O Google revelou na segunda-feira (6) o serviço de chatbot Bard, de olho no risco de que o ChatGPT possa alterar a forma como os usuários buscam informações na internet, o que atingiria seus negócios de venda de publicidade.

O Bard está disponível apenas para alguns “parceiros externos confiáveis”, mas o lançamento já enfrentou problemas, pois o próprio anúncio online do Google mostrou o chatbot fornecendo respostas imprecisas.

A OpenAI, com sede em San Francisco, apoiada pela Microsoft, abriu seu chatbot ChatGPT para testes públicos gratuitos em novembro. A ferramenta ganhou popularidade em poucos dias e a Microsoft agora planeja usar a tecnologia para alimentar seu mecanismo de busca Bing.

Os analistas levantaram preocupações de que uma integração com o Bing possa afastar os usuários do mecanismo de busca do Google, que gerou mais de US$ 100 bilhões de dólares em receita no ano passado. O negócio de anúncios é o maior gerador de recursos da Alphabet, respondendo por cerca de 80% da receita anual da empresa.

A Microsoft espera que cada ponto percentual de participação que ganhar traga US$2 bilhões de dólares em receita de publicidade em buscas.

A batalha pela inteligência artificial está esquentando enquanto a União Europeia se prepara para regular a tecnologia por meio de sua própria Lei de IA.

Além das buscas, o Google também apresentou várias melhorias no Maps, visualizações internas, pesquisa e tradução de imagens – todas usando recursos de inteligência artificial de alguma forma.

“A IA também está tornando muito mais natural entender e explorar o mundo real”, disse Raghavan.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Share

Recent Posts

No Brasil, 4,5 milhões de crianças precisam de uma vaga em creche – Agência Brasil

Em todo o país, 4,5 milhões de crianças de 0 a 3 anos estão em…

4 horas ago

Doença do coração é a 2ª enfermidade que mais preocupa os paulistanos – Agência Brasil

A preocupação com a doença não significa, necessariamente, cuidados para preveni-la, pelo menos no que…

4 horas ago

La Niña deve ter intensidade fraca este ano, diz climatologista – Agência Brasil

O fenômeno La Niña, se as tendências dos modelos de previsão estiverem corretas, provavelmente será…

5 horas ago

Marcus D’Almeida conquista Brasileiro de tiro com arco – Agência Brasil

Marcus Vinicius D’Almeida deu mais uma prova de que é um dos grandes nomes do…

5 horas ago

Brasil supera Marrocos e segue para semi da Copa do Mundo de futsal – Agência Brasil

O Brasil se garantiu nas semifinais da Copa do Mundo de futsal após derrotar a…

6 horas ago

Mafalda chega aos 60 anos inspirando artistas e ativistas – Agência Brasil

A personagem mais rebelde dos quadrinhos latino-americanos chega aos 60 anos ainda provocativa. Mafalda, do…

7 horas ago