Categories: Diversos

Governo apresenta ao Congresso proposta de Política de Cuidados – Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, na manhã desta quarta-feira (3), a proposta de projeto de lei (PL) que institui a Política Nacional de Cuidados. A assinatura ocorreu no final da reunião do Conselho da Federação, da qual participaram, além de Lula, ministros, governadores e prefeitos.

A proposta foi resultado de um trabalho conjunto dos ministérios do Desenvolvimento Social, das Mulheres e dos Direitos Humanos e agora será enviada para apreciação do Congresso Nacional.

Notícias relacionadas:

Mulheres estão sobrecarregadas, afirma secretária do Cuidado e Família.Política de Cuidados vai ao Congresso nesta quarta-feira.Esse projeto prevê políticas públicas que garantam direitos tanto para quem preste serviço remunerado (cuidadores de idosos e empregadas domésticas, por exemplo) como para quem exerce a atividade de forma não remunerada (um filho que cuida da mãe, por exemplo) e que acabam excluídas mesmo tendo passado anos servindo outras pessoas.

O texto prevê garantia de direitos tanto para os que necessitam de cuidados quanto as pessoas que cuidam, além de promover as mudanças necessárias para uma divisão mais igualitária do trabalho de cuidados dentro das famílias e entre a comunidade, o Estado e o setor privado.

Segundo o governo, o PL vai inovar ao reconhecer a importância da corresponsabilização social e de gênero nas tarefas do cuidado. Dentre essas novidades, o documento determina o cuidado como um direito de todas as pessoas a ser implementado de maneira progressiva, a partir de públicos prioritários. Essas prioridades são crianças e adolescentes, pessoas idosas e pessoas com deficiência, trabalhadoras e trabalhadores remunerados, além das pessoas não remuneradas por cuidar de outras.

O PL garante ainda o acesso ao cuidado de qualidade, o trabalho decente para quem é remunerado e a redução da sobrecarga de trabalho para quem cuida de forma não remunerada.

Durante mais de um ano, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, celebrou que houve diálogo com estados, municípios, sociedade civil, organismos internacionais, setor privado e parlamentares.

*Colaborou Luiz Claudio Ferreira

Share

Recent Posts

Avião da FAB chega ao Líbano para resgatar brasileiros – Agência Brasil

A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) que fará o primeiro voo de repatriação de brasileiros no…

38 minutos ago

Candidatos devem ter propostas para conselhos tutelares – Agência Brasil

Órgãos municipais, os conselhos tutelares são peças fundamentais da garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Previstos…

2 horas ago

Mega-Sena sorteia R$ 50 milhões na noite deste sábado – Agência Brasil

O concurso 2783 da Mega-Sena deve pagar um prêmio de R$ 50 milhões para quem acertar…

3 horas ago

Festival NaLata leva obras gigantes para o bairro de Pinheiros, em SP – Agência Brasil

A 5ª edição do festival internacional de arte NaLata começa neste sábado (5), ocupando ruas…

3 horas ago

Eleição: capitais nordestinas matam 70% mais jovens que Rio de Janeiro – Agência Brasil

As capitais nordestinas matam cerca de 70% mais jovens do que a cidade do Rio…

4 horas ago

Eleitor precisa baixar e-Título até hoje – Agência Brasil

O eleitor que pretende votar usando o título de eleitor digital deve baixar o aplicativo e-Título até…

4 horas ago