Categories: Diversos

Incêndios atingem milhares de hectares em parques de Minas Gerais – Agência Brasil

Ao menos sete unidades de conservação de Minas Gerais estão sofrendo com incêndios nos últimos dias. No Parque Nacional da Serra do Cipó, em Santana do Riacho, a cerca de 120 quilômetros de Belo Horizonte, o fogo começou no domingo (28) e, segundo o ICMBio atingiu mais de 6 mil hectares, sendo 5.879 hectares de área atingida na APA Morro da Pedreira e 478 hectares no Parque Nacional da Serra do Cipó, e mais 49 hectares de um foco que saiu da APA em direção ao parque.

Brigadistas do ICMBio, voluntários e militares do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais (CBMG) controlaram o incêndio na noite de terça-feira (20). Os trabalhos agora são de monitoramento, extinção de focos e vigilância. Ainda existem áreas com riscos altos de reignição. 

Notícias relacionadas:

Defesa Civil de SP emite alerta para risco de incêndios florestais.Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação.A operação tem 51 brigadistas apoiados por dois aviões do tipo air-tractor e um helicóptero disponibilizados pela força-tarefa Previncêndio.

Os primeiros focos de incêndios foram localizados na altura do km 120 da Rodovia MG-010 e se espalharam pela região da Serra do Espinhaço, atingindo unidades de conservação geridos pelo Núcleo de Gestão Integrado Cipó-Pedreira, como a Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira e o Parque Nacional da Serra do Cipó.

“Não há, até o momento, nenhuma orientação expressa, tanto no entorno da Serra do Cipó, quanto nas demais localidades, para que as pessoas deixem as suas casas. É preciso ficar atento às orientações do Corpo de Bombeiros e, em caso de emergência, ligar 193”, disse o tenente Henrique Barcellos, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, em vídeo publicado nas redes sociais.

O ICMBio informou que todas as portarias do parque nacional foram fechadas e a visitação está suspensa. A medida foi tomada por questões de segurança e para que o órgão possa se dedicar a combater o incêndio. 

O instituto explica que o período de estiagem tem temperaturas altas e umidade baixa, o que favorece a propagação das chamas. O uso de fogo nesta época é proibido. As suspeitas são de que o incêndio foi causado por ação humana. A Polícia Civil está investigando o caso.

Na Serra da Moeda, os trabalhos estão no terceiro dia. Na terça-feira, as equipes fizeram uma inspeção na região e combateram focos de fogo próximos às residências. O trabalho envolve mais de 30 pessoas, entre militares e brigadistas. Um avião é usado para eliminar as chamas.

No Parque Estadual Serra do Brigadeiro, na região da Zona da Mata, um incêndio de grandes proporções está sendo combatido desde domingo (18). O Corpo de Bombeiros de Viçosa esteve no local e verificou chamas intensas avançando em direção ao parque. Foi montado um posto de comando no município de Araponga e 35 pessoas estão mobilizadas na operação, entre militares dos bombeiros e policiais.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as operações continuam ao longo da semana, e o combate é dificultado devido aos fortes ventos da região, às altas temperaturas e a dificuldade da topografia do terreno do parque. Todos os deslocamentos para envio de tropas são realizados por meio de aeronaves.

Share

Recent Posts

Lula defende que Ibama autorize explorar petróleo na Foz do Amazonas – Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (12), que o Instituto Brasileiro…

55 minutos ago

São Paulo tem primeiro caso de morte por Chikungunya – Agência Brasil

O primeiro caso de morte por Chikungunya no estado de São Paulo foi confirmado com…

55 minutos ago

Minha Casa, Minha Vida: governo fará nova seleção com 100 mil imóveis – Agência Brasil

O governo federal vai realizar uma nova seleção, com 100 mil unidades habitacionais, no âmbito…

2 horas ago

Fábrica que pegou fogo no Rio produzia fantasias para o carnaval – Agência Brasil

Um incêndio atinge, na manhã desta quarta-feira (12), a fábrica de roupas Maximus Confecções, no…

2 horas ago

Setor de serviços cresce 3,1% em 2024, mostra IBGE – Agência Brasil

O setor de serviços fechou o ano de 2024 com crescimento acumulado de 3,1%, completando…

2 horas ago

ANS abre consulta pública sobre cobertura de medicamento para câncer – Agência Brasil

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abriu consulta pública para discutir a inclusão, na…

3 horas ago