Categories: Diversos

Indústrias gaúchas têm queda de 26,2% em maio, revela IBGE – Agência Brasil

A indústria gaúcha registrou a maior queda da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no mês de maio, quando o estado foi impactado por fortes chuvas e enchentes. O dado foi divulgado, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (12), na Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional. 

De abril para maio, o recuo da produção no estado, que representa 6,8% da indústria nacional, foi de 26,2%, enquanto a indústria brasileira teve uma queda média de 0,9%. Segundo o IBGE, o tombo superou o verificado no início da pandemia de covid-19, em abril de 2020 (-20,5%). 

Notícias relacionadas:

Distrito Federal envia 33 litros de leite materno ao Rio Grande do Sul.Rio Grande do Sul confirma 25 mortes por leptospirose.Número de mortos por causa das chuvas no RS sobe para 182 .Com início no fim de abril, as chuvas torrenciais que atingiram o estado afetaram 478 dos 497 municípios – ou seja, cerca de 96,18% das cidades gaúchas – e causaram a morte de 182 pessoas, segundo informações divulgadas pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul na última segunda-feira (8). O levantamento informou ainda que 31 pessoas seguem desaparecidas. 

Vários setores foram afetados e contribuíram para o comportamento negativo da indústria do Rio Grande do  Sul, como derivados do petróleo, produtos químicos, veículos automotores, alimentos, artefatos de couro, artigos para viagem e calçados, produtos do fumo, máquinas e equipamentos, produtos de metal, metalurgia e bebidas. 

Chuvas e enchentes causaram prejuízos ao comércio e indústria do Rio Grande do Sul  -foto – Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Analista da pesquisa, Bernardo Almeida afirmou à Agência IBGE de Notícias que “houve paralisação total ou parcial em diversas plantas industriais, além de muitas dificuldades de logística que prejudicaram a atividade industrial no estado. Segundo o analista, “esse é o segundo pior patamar de produção da indústria no estado”.

Cenário nacional

No Brasil, a PIM Regional aponta que nove dos 15 estados avaliados sofreram retração. E, além do Rio Grande do Sul, o Espírito Santo também teve uma queda significativa: 10,2%. São Paulo, principal parque industrial do Brasil, teve recuo de 0,2%. Pará e Bahia, nas Regiões Norte e Nordeste, anotaram taxas positivas: 12,6% e 80% respectivamente. 

Em comparação ao mesmo período em 2023, a retração da indústria brasileira foi de 1%.

“É o segundo resultado negativo seguido da indústria, acumulando perda de 1,7% nesse período. Fatores macroeconômicos vêm impactando a produção industrial. Apesar da melhora do mercado de trabalho, com redução da taxa de desemprego, e do aumento do rendimento médio dos trabalhadores, os juros continuam em um patamar elevado. Isso leva a um encarecimento do crédito, atingindo diretamente a cadeia produtiva pelo lado da oferta, e afeta a renda disponível das famílias, retraindo o consumo. A inflação também influenciou”, finalizou Almeida.

*Estagiária sob supervisão de Vinícius Lisboa

 

Share

Recent Posts

Goiás derrota Amazonas e continua vivo na luta pelo acesso – Agência Brasil

O Goiás derrotou o Amazonas por 1 a 0, na noite desta sexta-feira (25) no…

6 horas ago

Defesa Civil de São Paulo confirma quarta morte após temporal – Agência Brasil

Foi confirmada na noite desta sexta-feira (25), pela Defesa Civil de São Paulo, a morte…

7 horas ago

Medida Provisória mantém isenção a medicamentos importados – Agência Brasil

A isenção do imposto de importação para medicamentos foi estendida pelo governo federal em medida…

10 horas ago

G20: governo e empresários se alinham sobre reforma da OMC – Agência Brasil

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, recebeu nesta sexta-feira (25), na capital paulista, a última…

10 horas ago

Lula assina MP que prevê apoio financeiro a produtores rurais gaúchos – Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta sexta-feira (25), uma Medida Provisória (MP)…

10 horas ago

Polícia prende no Rio armazenador de pornografia infantil – Agência Brasil

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu nesta sexta-feira (25) um dos maiores armazenadores…

11 horas ago