Categories: Diversos

Insegurança alimentar diminui na América Latina, aponta FAO – Agência Brasil

Ao menos 20 países da América Latina e Caribe, ou seja, 73% dos que compõem a região, estão “altamente expostos” a eventos climáticos extremos e mais da metade (52%) têm alta probabilidade de conviver com a subalimentação provocada por esses eventos. Lançado nesta segunda-feira (27), o Panorama Regional de Segurança Alimentar e Nutrição 2024 destaca também que, em relação ao acesso à alimentação ideal, há diferenças entre os países, que se dão por fatores como as políticas públicas.

Segundo o relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e outras agências da ONU, no Caribe, o índice de população que passa fome chegou a 17,2%. Já entre países da América Central, manteve-se estável, em 5,8%.

Notícias relacionadas:

Dia Mundial da Alimentação: ONU destaca conexão entre conflitos e fome.Missão da ONU cita progressos em preparação para COP30 em Belém.Índice mundial de preços de alimentos cai em dezembro, diz FAO.Os especialistas da ONU salientaram, no entanto, que a quantidade de pessoas com insegurança alimentar na região diminuiu significativamente em 2023, na comparação com 2022, passando de 207,3 milhões para 187,6 milhões, uma diferença de 19,7 milhões. Em relação a 2021, a diminuição foi de 37,3 milhões. 

Como fatores que explicam essa evolução, figuram melhores indicadores na economia de diversos países da América do Sul e a implementação de políticas que têm por objetivo ampliar o acesso da população a alimentos de qualidade. Os dados de 2023 também mostram queda nos níveis de pobreza, pobreza extrema, desigualdade (mensurada pelo Índice de Gini) e, ao mesmo tempo, aumento nos de emprego e salário mínimo.

Durante a apresentação dos dados a jornalistas, Mario Lubetkin, subdiretor-geral e representante regional da FAO para a América Latina e o Caribe, argumentou ser impossível dissociar a luta de combate à fome e a defesa de sistemas agroalimentares de maior resiliência. Ele disse que, embora se possa comemorar alguns progressos no ano de 2023, há grupos minorizados, como o de mulheres e moradores da zona rural, que sentem mais fortemente os baques ocasionados pelos eventos climáticos extremos.

“O acesso aos alimentos aumentou, mas o custo ainda é um obstáculo”, afirmou, se referindo a alimentos saudáveis, que também têm ocupado mais centralidade nas discussões, em oposição aos ultraprocessados que, além de não serem nutritivos são, em geral, mais baratos e, portanto, mais acessíveis a famílias de baixa renda. 

“E isso já que estamos falando da região mais poderosa em produção de alimentos”, disse, acrescentando que há, ainda, até hoje, duas situações que desafiam, simultaneamente, as autoridades locais, que são a obesidade entre crianças e crianças com peso abaixo do ideal.

Os ultraprocessados são motivo de preocupação por estarem relacionados ao desenvolvimento de doenças. Uma das medidas propostas para controlar o consumo de ultraprocessados é elevar a taxação.

Share

Recent Posts

Sport e Santa Cruz expressam repúdio à violência antes de clássico – Agência Brasil

Horas após membros de torcidas organizadas do Sport e do Santa Cruz protagonizarem, neste sábado…

6 horas ago

“O povo brasileiro não quer discórdia, quer emprego”, diz Hugo Motta – Agência Brasil

Em seu primeiro discurso como presidente da Câmara empossado, para um plenário lotado, o deputado…

10 horas ago

Ba-Vi de número 500 termina com empate sem gols na Fonte Nova – Agência Brasil

Bahia e Vitória protagonizaram na tarde deste sábado (1), na Arena Fonte Nova em Salvador,…

11 horas ago

Hugo Motta é eleito presidente da Câmara dos Deputados – Agência Brasil

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito neste sábado (1º), em primeiro turno, para…

12 horas ago

Entenda como vai funcionar a nova caixa postal personalizada – Agência Brasil

Os usuários do portal de serviços digitais do governo federal Gov.br terão uma caixa postal…

13 horas ago

Candidatos à presidencia da Câmara discursam em plenário – Agência Brasil

Os três candidatos que disputam a presidência da Câmara dos Deputados discursaram na sessão plenária…

13 horas ago