A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 0,5% em junho deste ano, em relação ao mês anterior. É a terceira alta consecutiva do indicador, neste tipo de comparação, apesar de ter sido a menos intensa, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (21) pela Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Na comparação com junho do ano passado, o crescimento da intenção de consumo chegou a 5,1%, de acordo com a CNC.
Intenção de Consumo das Famílias avança 1,3% em maio.Na comparação com maio, o crescimento do indicador foi puxado principalmente pelos componentes nível de consumo atual (1,7%) e renda atual (1,5%). Também apresentaram alta perspectiva de consumo (0,9%), perspectiva profissional e momento para a compra de bens duráveis (ambos com 0,5%), além de emprego atual (0,2%). O acesso ao crédito foi o único componente que não cresceu e ficou estável.
Em relação a junho de 2023, a maior alta foi observada no momento para a compra de duráveis (13,4%), seguido por renda atual (8,2%), nível de consumo atual (8%), acesso ao crédito (5,9%), perspectiva de consumo (3,8%) e emprego atual (3,6%). A perspectiva profissional foi o único componente a apresentar queda nesse tipo de comparação (-2,3%).
No Rio Grande do Sul, a ICF apresentou quedas de 3,4% em relação a maio e de 23,3% na comparação com junho do ano passado, devido ao evento climático extremo que atingiu o estado recentemente. Todos os componentes apresentaram quedas nas duas comparações temporais.
O Atlético-MG é o primeiro finalista da edição 2024 da Copa Libertadores da América. A…
Na noite desta terça-feira (29), a seleção brasileira feminina voltou a enfrentar a Colômbia no…
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, defendeu nesta terça-feira (29)…
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), uma associação civil sem fins lucrativos responsável…
O projeto vencedor do concurso para o Centro Cultural Rio-África, que será construído próximo ao…
O secretário de segurança pública do estado do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, disse…