Categories: Diversos

Israel faz nova ofensiva na Faixa de Gaza, após ataque matar dezenas – Agência Brasil

Israel atacou o sul e o centro da Faixa de Gaza nesta segunda-feira (15) para pressionar ainda mais o Hamas, após um ataque no fim de semana que teve como alvo a liderança do grupo militante e que matou muitos palestinos acampados em uma designada “zona de segurança”.

Dois dias depois que o ataque israelense transformou uma área movimentada de Mawasi, perto da costa do Mediterrâneo, em um terreno baldio carbonizado, repleto de carros em chamas e corpos mutilados, os sobreviventes desabrigados disseram que não tinham ideia para onde deveriam ir.

Notícias relacionadas:

Líderes mundiais condenam ataque e denunciam violência política.Donald Trump e Joe Biden buscam acalmar país após atentado.Saiba quem era Thomas Crooks, acusado de agir sozinho contra Trump.“Aqueles momentos em que o chão tremeu sob meus pés e a poeira e a areia subiram ao céu e eu vi corpos desmembrados – nunca tinha visto algo assim em minha vida”, disse Aya Mohammad, de 30 anos, vendedora de um mercado em Mawasi, contatada por mensagem de texto de celular.

“Para onde ir é o que todo mundo pergunta, e ninguém tem a resposta.”

Mawasi, na periferia oeste de Khan Younis, tem abrigado centenas de milhares de palestinos que fugiram para a área depois que Israel a declarou uma zona segura. Israel disse que seu ataque no sábado teve como alvo o comandante militar do Hamas Mohammed Deif, um arquiteto do ataque de 7 de outubro às cidades e vilas israelenses que desencadeou a guerra de Gaza.

Autoridades palestinas afirmam que pelo menos 90 pessoas foram mortas no sábado e centenas ficaram feridas. Os jornalistas da Reuters que estavam no local filmaram a carnificina, com moradores carregando os feridos e mortos em meio a chamas e fumaça.

Mais ao sul, em Rafah, principal foco do avanço de Israel desde maio, os moradores relataram novos combates na segunda-feira. As forças israelenses nas regiões oeste e central da cidade explodiram várias casas, segundo eles. Autoridades médicas disseram ter recuperado 10 corpos de palestinos mortos por fogo israelense nas áreas orientais da cidade, alguns dos quais já haviam começado a se decompor.

Os militares também intensificaram os bombardeios aéreos e de tanques na região central de Gaza, nos campos de refugiados históricos de Al-Bureij e Al-Maghazi. Autoridades de saúde disseram que cinco palestinos foram mortos em um ataque aéreo israelense a uma casa no campo de Maghazi.

As Forças Armadas israelenses disseram que as forças aéreas atingiram dezenas de alvos militares palestinos em Gaza, matando muitos homens armados. Acrescentaram que as forças mataram homens armados em Rafah e no centro de Gaza, às vezes em combate corpo a corpo.

Um comunicado da brigada Al-Quds, o braço armado do grupo militante Jihad Islâmica, informou que seus combatentes estavam envolvidos em batalhas ferozes no campo de Yabna, em Rafah.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Share

Recent Posts

G20: ministros da Saúde aprovam declarações e coalizão por inovação – Agência Brasil

Os ministros da Saúde dos países que integram o G20 aprovaram duas declarações ao final…

40 minutos ago

Festa Literária movimentará Maricá com escritores de destaque – Agência Brasil

O cartunista Ziraldo será homenageado na 9ª Festa Literária Internacional de Maricá (Flim), que começa…

2 horas ago

Redação do Enem: dicas para tirar nota 1.000 – Agência Brasil

A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das etapas…

2 horas ago

Regras do Pix mudam a partir desta sexta-feira – Agência Brasil

A partir desta sexta-feira (1º), o Pix terá regras mais rígidas para garantir a segurança…

3 horas ago

Mega-Sena sorteia nesta sexta-feira prêmio acumulado em R$ 105 milhões – Agência Brasil

As seis dezenas do concurso 2.792 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário…

3 horas ago

Pronto pro ENEM? Antecipe sua chegada ao local da prova – Agência Brasil

O atraso é uma questão fácil de acertar no Enem, mas para isso é necessário…

3 horas ago