Categories: Diversos

Lei das Escolas Cívico-Militares é suspensa em São Paulo – Agência Brasil

O Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu a Lei 1.398/2024, que institui o Programa Escola-Cívico Militar no estado. A lei é uma das principais bandeiras do atual governador, Tarcísio de Freitas, e foi aprovada  pela Assembleia Legislativa. O governo estadual estima em trezentas as unidades que vão aderir ao programa, ainda em fase de consulta pública às comunidades escolares.

Aprovado em maio, dispositivo foi alvo de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), de autoria da Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e Sindicato dos Professores e Trabalhadores Estaduais da Educação, um dia após sua promulgação, negada em um primeiro momento.

Notícias relacionadas:

Aberta consulta pública sobre escolas cívico-militares em São Paulo.Moraes dá 10 dias para SP explicar modelo de escolas cívico-militares.Órgão do MPF é contra modelo de escolas cívico-militares de SP .A entidade pediu reconsideração, aceita nessa terça-feira (6) pelo desembargador Figueiredo Gonçalves, do Tribunal de Justiça de São Paulo, que suspendeu a lei até o julgamento de outra ADI, a 7662, proposta pelo partido PSOL no Supremo Tribunal Federal (STF) e distribuída ao ministro Gilmar Mendes.

O Supremo não tem previsão de julgamento da ação, mas a decisão de Figueiredo considera que ela afetaria as escolas, caso fosse acatada após elas iniciarem a implementação do modelo. 

Tensão

Para o presidente da Apeoesp, professor Fábio Limeira, “vivemos um momento de muita tensão na escola, com uma plataformização autoritária que torna o trabalho absolutamente exaustivo. No primeiro momento, apenas os diretores dessas escolas opinaram e agora, em muitas delas, há uma tentativa de impor a aceitação e calar a comunidade escolar. Não é isso que queremos; o que almejamos e precisamos é de condições de trabalho e valorização dos profissionais”.

Procurada, a Secretaria Estadual de Educação respondeu que não foi informada oficialmente da decisão. A Procuradoria Geral do Estado, consultada, ainda não se manifestou.

Share

Recent Posts

Águas abertas: Brasil leva prata e bronze em etapa da Copa do Mundo – Agência Brasil

O sábado (12) foi de dobradinha brasileira - prata e bronze - na etapa da…

4 horas ago

Corinthians bate Olimpia e vai às semifinais da Libertadores Feminina – Agência Brasil

Atual campeã da Copa Libertadores feminina, a equipe do Corinthians carimbou a vaga nas semifinais…

8 horas ago

Skate street: Rayssa Leal e Giovanni Vianna vão à final na Austrália – Agência Brasil

Os brasileiros Rayssa Leal e Gionanni Vianna vão disputar a final da etapa de Sidney…

12 horas ago

São Paulo: temporais deixam mais de 1,6 milhão de pessoas sem energia – Agência Brasil

No momento em que 1,6 milhão de pessoas estão sem luz por causa de temporais no estado…

12 horas ago

Mobilização nacional reforça papel da sociedade de proteger crianças – Agência Brasil

Começa neste sábado (12) e vai até sexta-feira (18), a Semana Nacional de Prevenção da Violência…

13 horas ago

TV Brasil acompanha Círio de Nazaré em parceria com TV Cultura do Pará – Agência Brasil

A TV Brasil transmite a procissão do Círio de Nazaré em parceria com TV Cultura…

13 horas ago