Categories: Diversos

Minas Gerais registra primeiro caso de gripe aviária em pato – Agência Brasil

O estado de Minas Gerais registrou seu primeiro caso de gripe aviária. O vírus foi encontrado em um pato de vida livre da espécie Cairina moschata, na cidade de Pará de Minas. Em nota, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) destacou que se trata de um caso de influenza aviária de baixa patogenicidade (H9N2), que geralmente causa pouco ou nenhum sinal clínico nas aves. 

Em nota, a pasta detalhou que a detecção de um novo subtipo do vírus não tem relação com os focos confirmados de alta patogenicidade (H5N1) em aves silvestres nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que podem causar graves sinais clínicos e altas taxas de mortalidade. “Não requer a aplicação de medidas emergenciais e não compromete a condição do Brasil como país livre de IAAP [influenza aviária de alta patogenicidade]”. 

Notícias relacionadas:

Governo confirma 1º caso de gripe aviária em ave silvestre no RS.Estado do Rio registra terceiro caso de gripe aviária.Ministérios articulam cooperação para combate à gripe aviária .“O Mapa reforça que a influenza aviária de baixa patogenicidade não é uma doença de notificação obrigatória à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros”. 

Subtipos

Ainda segundo a pasta, os diversos subtipos do vírus da influenza aviária podem infectar esporadicamente outras espécies, como mamíferos, incluindo pessoas. Os casos de infecção humana, entretanto, são considerados esporádicos e relacionados à exposição sem proteção adequada às aves doentes, não havendo registro de transmissão entre humanos. 

“Evidências de presença de outros vírus de influenza aviária de baixa patogenicidade já foram encontradas no Brasil anteriormente. Esses vírus circulam normalmente em populações de aves silvestres, principalmente as aquáticas, em todo o mundo, causando doença leve ou assintomática em aves domésticas e selvagens.” 

O ministério alerta que o contato direto com aves doentes ou mortas deve ser evitado. Todas as suspeitas de influenza em aves domésticas ou silvestres, incluindo a identificação de aves com sinais respiratórios ou neurológicos devem ser notificadas ao órgão estadual de saúde animal ou à Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária. 

Novos focos

Na quinta-feira (1º), foram confirmados mais seis focos de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) no país, totalizando 19 confirmações de focos em aves silvestres no Brasil. 

Dentre os seis casos recentes, quatro foram identificados no Espírito Santo, sendo três no município de Marataízes – nas espécies Thalasseus acuflavidus (trinta-réis de bando), Thalasseus maximus (trinta-réis-real) e Nannopterum brasilianum (biguá) – e um no município de Guarapari – Thalasseus acuflavidus (trinta-réis de bando). 

Os outros dois casos recentes foram identificados no Rio de Janeiro, ambos na espécie Thalasseus acuflavidus (trinta-réis de bando). 

Share

Recent Posts

Retrô supera Anápolis e fica com título da Série D do Brasileiro – Agência Brasil

O Retrô fez história neste domingo (29), pois derrotou o Anápolis por 3 a 1,…

2 horas ago

No Brasil, 4,5 milhões de crianças precisam de uma vaga em creche – Agência Brasil

Em todo o país, 4,5 milhões de crianças de 0 a 3 anos estão em…

10 horas ago

Doença do coração é a 2ª enfermidade que mais preocupa os paulistanos – Agência Brasil

A preocupação com a doença não significa, necessariamente, cuidados para preveni-la, pelo menos no que…

10 horas ago

La Niña deve ter intensidade fraca este ano, diz climatologista – Agência Brasil

O fenômeno La Niña, se as tendências dos modelos de previsão estiverem corretas, provavelmente será…

11 horas ago

Marcus D’Almeida conquista Brasileiro de tiro com arco – Agência Brasil

Marcus Vinicius D’Almeida deu mais uma prova de que é um dos grandes nomes do…

11 horas ago

Brasil supera Marrocos e segue para semi da Copa do Mundo de futsal – Agência Brasil

O Brasil se garantiu nas semifinais da Copa do Mundo de futsal após derrotar a…

12 horas ago