Categories: Diversos

Ministério da Cultura lança edital de apoio a rádios comunitárias – Agência Brasil

O Ministério da Cultura (MinC) publicou, hoje (12), edital de apoio cultural às rádios comunitárias. Serão investidos R$ 2 milhões para veiculação de mensagens de valorização e difusão de manifestações culturais, e do Plano Nacional de Cultura. No total, serão selecionadas 811 rádios comunitárias.

As inscrições serão realizadas entre os dias 16 de setembro e 7 de outubro. A lista de rádios que podem concorrer ao apoio pode ser consultada aqui.

Notícias relacionadas:

Rádios comunitárias poderão veicular patrocínio do governo .Guia orienta organizações sobre edital para rádios comunitárias.A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR). Segundo o Minc, a meta é ter a participação de rádios comunitárias para a divulgação de programas do Ministério da Cultura, dentro das ações previstas pela Política Nacional de Cultura Viva (PNCV).

A política é “direcionada à valorização, ao reconhecimento e ao fomento de entidades, coletivos e agentes que fazem a cultura acontecer em suas comunidades. As rádios deverão divulgar comunicados que contribuam para o acesso à política cultural.”

De acordo com a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, estão sendo investidos mais de R$ 400 milhões em ações voltadas para as culturas tradicionais e populares, a exemplo da ampliação da rede de pontos e pontões de cultura.

“A parceria com as rádios comunitárias nos permitirá ampliar a divulgação dessa política nos territórios, para que mais fazedores e fazedoras de cultura possam ser reconhecidos e fomentados como Pontos de Cultura”, explicou.

Regras

Pelas regras do edital, as rádios contempladas deverão divulgar pelo menos dez mensagens, com 60 segundos cada, com foco no fortalecimento e articulação da rede de pontos e pontões de cultura nos territórios. Os veículos ficarão responsáveis pela gravação e transmissão de áudios, com base no conteúdo definido pelo Ministério da Cultura.

As inscrições devem ser feitas no sistema. Além do formulário de inscrição, a rádio deve entregar um plano de trabalho e a declaração conjunta conforme o edital, devidamente datada e assinada pela pessoa que representa a rádio comunitária.

Após a verificação da documentação, o resultado será publicado pelo MinC na Plataforma Rede Cultura Viva, no Mapa da Cultura e no Diário Oficial da União, com a relação das inscrições habilitadas e inabilitadas.

Em seguida, será celebrado o termo de execução cultural. Após a celebração, serão enviadas as mensagens, a vinheta e o cronograma com o período em que deverão divulgar a Política Nacional de Cultura Viva.

Os recursos serão depositados, via desembolso único, em conta bancária especificamente indicada pela rádio comunitária.

Share

Recent Posts

Ato em SP conclama para medidas de mitigação da emergência climática – Agência Brasil

Movimentos sociais e entidades realizam hoje (22), na capital paulista, a Marcha por Justiça Climática,…

2 horas ago

Estudantes indígenas buscam mais espaço e apoio nas universidades – Agência Brasil

Cerca de mil estudantes de mais de 100 povos indígenas estiveram em Brasília na última…

5 horas ago

Líderes mundiais adotam pacto com 56 ações para o futuro do planeta – Agência Brasil

Líderes da maioria dos países reunidos na Cúpula do Futuro, da Organização das Nações Unidas…

6 horas ago

Petrobras lança novo edital voltado para startups – Agência Brasil

Um novo edital voltado para startups, dentro do Programa Petrobras Conexões para Inovação será lançado…

6 horas ago

Eventos promovem conscientização sobre a doação de órgãos  – Agência Brasil

Os moradores do Distrito Federal participaram neste domingo (22) de ações voltadas para sensibilização da…

7 horas ago

Na Cúpula do Futuro, Lula fala em “falta de ousadia” da ONU – Agência Brasil

Em seu primeiro discurso nesta viagem a Nova York, para a Assembleia da Organização das…

7 horas ago