Categories: Diversos

Ministro defende “crescimento sustentável” de previdência privada – Agência Brasil

O ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, defendeu hoje (19) o “crescimento sustentável” da previdência complementar no país. “Ainda há muito espaço”, disse, na abertura do Congresso Brasileiro de Previdência Privada, que segue até o dia 21, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Ele destacou duas iniciativas para o crescimento do setor: estruturação dos planos de família, que permitem o ingresso de parentes em planos fechados; e os planos instituídos corporativos, que permitirá a oferta de previdência complementar por entidades fechadas.

Notícias relacionadas:

Senado aprova MP da Previdência Complementar para servidores.Câmara aprova MP que reabre prazo de adesão à previdência complementar.Previdência privada responde pelo sustento de 3% dos aposentados.Luís Ricardo Marcondes Martins, presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), organizadora do evento, concordou que as medidas possibilitam o crescimento do setor, especialmente os planos instituídos corporativos.

“[São] dotados de um extraordinário potencial por possibilitar a cobertura previdenciária para empregados e todos os tipos de colaboradores, cedidos, temporários, prestadores de serviços, entre outros, que gravitam no entorno da corporação. Podemos e vamos avançar muito”, disse.

Para o ministro Carlos Oliveira, as propostas são fruto do trabalho conjunto da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) com representantes do segmento no âmbito do Conselho Nacional de Previdência Complementar.

Ele lembrou que a Previc atua em processos de licenciamento, regulação infralegal, monitoramento e fiscalização, aplicação do processo sancionador e regimes especiais. “Essa atuação busca assegurar a existência de uma governança robusta, controles internos eficientes e gestão de risco eficaz em todas as entidades fechadas de previdência complementar”, disse.

O ministro destacou ainda que o setor tem 263 entidades em funcionamento, que administram 1.126 planos, que representam mais de R$ 1,14 trilhão em ativos, atingindo 8 milhões de pessoas, sendo 3,9 milhões participantes e assistidos.

Share

Recent Posts

Alerj vai à Justiça contra suspensão da CPI dos Planos de Saúde – Agência Brasil

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), entrou nesta terça-feira (24) com um agravo…

6 horas ago

CineBH mergulha no cinema latino-americano e homenageia Anna Muylaert – Agência Brasil

Uma viagem pelo cinema latino-americano contemporâneo. Assim pode ser descrita programação da Mostra Internacional de…

6 horas ago

Nos EUA, Lula tem encontros com Macron e Rei da Jordânia – Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve encontro bilateral com o presidente da França,…

6 horas ago

TSE aprova uso da força federal nas eleições em cidades de 12 estados – Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (24) o envio de militares federais para…

6 horas ago

Cármen Lúcia condena episódios de violência na campanha eleitoral – Agência Brasil

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, condenou nesta terça-feira (24) episódios…

7 horas ago

Cantor Tom Zé segue internado após sofrer queda em casa – Agência Brasil

O cantor Tom Zé continua internado no hospital Beneficência Portuguesa, na capital paulista, após cair…

7 horas ago