Categories: Diversos

MPF investiga Jovem Pan por incentivar atos antidemocráticos – Agência Brasil

O Ministério Público Federal em São Paulo instaurou hoje (9) um inquérito civil para apurar a conduta do grupo Jovem Pan de disseminar fakenews e incentivar atos antidemocráticos contra as instituições brasileiras. A portaria de abertura do inquérito é assinada pelo Procurador Regional dos Direitos do Cidadão Adjunto em São Paulo, Yuri Corrêa da Luz.

De acordo com o documento, o grupo de comunicação tem veiculado, sem evidências, conteúdos desinformativos com potencial para minar a confiança dos cidadãos nas instituições brasileiras. “A Rede Jovem Pan, em vários de seus programas, passou a, partindo da disseminada desconfiança quanto à idoneidade das instituições judiciárias do país e à higidez dos processos democráticos, veicular numerosas falas com potencial para incentivar e mesmo instigar atos antidemocráticos contra elas”, diz o documento.

Notícias relacionadas:

Em reunião com Lula, governadores condenam atos antidemocráticos.Ministro da Secom diz que ações terroristas não vão paralisar governo.O texto destaca, por exemplo, que, no programa Pingos nos Is, veiculado em 22 de dezembro, o comentarista Pedro Figueiredo ventilou fakenews sobre as eleições e defendeu a guerra civil no país. “Ou a gente aceita uma eleição sem transparência, sem legitimidade, sem confiança da população, ou a gente aceita tudo isso, e abaixa a cabeça, ou a gente vai ter guerra civil?”. “Então que tenha guerra civil, pô! ”, diz o documento. 

A portaria destaca ainda que, na cobertura dos atos de terrorismo ocorridos em Brasília ontem, comentaristas da Jovem Pan minimizaram o teor de ruptura institucional dos atos e tentaram justificar as motivações dos criminosos que invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes. 

O MPF ressaltou também que o Código Brasileiro de Telecomunicações é claro ao prever que a liberdade de radiodifusão não exclui a punição dos que praticarem abusos no seu exercício.

“O artigo 53 do referido código prevê que constitui abuso no exercício de liberdade da radiodifusão seu emprego para a prática de crime ou contravenção previstos na legislação em vigor no país ou decisões judiciárias, inclusive: incitar a desobediência às leis; fazer propaganda de guerra ou de processos de subversão da ordem política e social; insuflar a rebeldia ou a indisciplina nas forças armadas ou nas organizações de segurança pública; veicular notícias falsas e social, com perigo para a ordem pública” .

O MPF enviou ofício determinando que a Jovem Pan forneça, em até 15 dias, informações detalhadas sobre sua programação e os dados pessoais dos apresentadores e comentaristas dos programas Jovem Pan News, Morning Show, Os Pingos nos Is, Alexandre Garcia, e Jovem Pan 3 em 1.

A íntegra da portaria de abertura do inquérito pode ser lida aqui.

O Grupo Jovem Pan foi procurado para se manifestar, mas ainda não respondeu. Em suas redes sociais, a Jovem Pan informou que Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, deixou hoje a presidência do grupo. Ele permanecerá, segundo o comunicado, no Conselho de Administração da empresa, “com a missão de preservar os princípios e valores que norteiam o Grupo Jovem Pan há oitenta anos”.

Share

Recent Posts

Brasileiro Série B: Paysandu derrota Ituano por 1 a 0 – Agência Brasil

Em um duelo de equipes que lutam para se afastar da zona de rebaixamento da…

3 horas ago

Reservatórios de SP operam abaixo da metade da capacidade – Agência Brasil

Dados da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Sabesp mostram que o sistema de reservatórios…

4 horas ago

Toffoli anula condenações de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS – Agência Brasil

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou as condenações do ex-presidente da…

5 horas ago

Google restringe anúncios de bets a empresas registradas na Fazenda – Agência Brasil

A partir de segunda-feira (30), o Google só aceitará anúncios de bets (companhias de apostas…

6 horas ago

Rio terá sábado de chuva fraca e temperatura em declínio – Agência Brasil

Por causa da aproximação de uma frente fria vinda do oceano, o sábado (28) na…

6 horas ago

Outubro terá bandeira tarifária mais cara do sistema nas contas de luz – Agência Brasil

A bandeira tarifária para o mês de outubro será vermelha patamar 2, com cobrança extra…

7 horas ago