Categories: Diversos

Nova regra fiscal combinará meta de superávit e controle de gastos – Agência Brasil

A nova regra fiscal que substituirá o teto de gastos combinará uma meta de superávit primário (resultado positivo nas contas do governo sem os juros da dívida pública) e um limite para o crescimento das despesas, disse há pouco o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

“Tem meta de superávit e mecanismo de controle”, afirmou Padilha sobre o novo arcabouço fiscal. O ministro deu a declaração ao chegar à residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Desde o fim da tarde, Haddad está apresentando o projeto de lei complementar a Lira e aos líderes partidários da Câmara.

Notícias relacionadas:

Prefeitos pedem participação na construção de novo arcabouço fiscal.Fazenda já respondeu a dúvidas de Lula sobre novo marco fiscal.Marco fiscal terá transição para repor perdas de educação e saúde.O ministro de Relações Institucionais também afirmou que o novo arcabouço fiscal terá instrumentos anticíclicos – que permitem ao governo economizar mais em momentos de crescimento da economia e gastar mais em recessões. Segundo ele, o texto final estabelecerá regras para os governos seguintes e conciliará a responsabilidade fiscal com a social.

Padilha havia afirmado que Haddad pretendia antecipar para esta quarta a reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). No entanto, o Senado informou que a apresentação da proposta aos senadores ocorrerá nesta quinta-feira (30).

O governo fechou a proposta definitiva do novo arcabouço fiscal em reunião no Palácio da Alvorada, que durou a maior parte da tarde. Segundo Padilha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que cumpre agenda no Alvorada para recuperar-se de uma pneumonia, deu aval para que Haddad apresente o texto aos deputados e senadores.

Além de Lula e Haddad, participaram do encontro no Alvorada a presidente do PT, Gleisi Hoffmann; o secretário executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo; o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE); a secretária executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, e a ministra de Gestão e Orçamento, Esther Dweck. O Palácio do Planalto divulgou fotos do encontro nas redes sociais.

Durante o dia de hoje (29) o presidente @LulaOficial participou de reunião sobre o novo arcabouço fiscal com a presença do ministro Fernando Haddad, do @FazendaGovBr, no Palácio da Alvorada.

???? @ricardostuckert pic.twitter.com/W6VsW8c9ra

— Planalto (@planalto) March 29, 2023

Share

Recent Posts

STJ – Provedor é dispensado de multa diária por não ter removido conteúdo sem indicação do URL

A Terceira Turma afastou o pagamento da multa porque a ordem judicial descumprida foi substituída…

15 minutos ago

STJ – Página de Repetitivos e IACs inclui julgados sobre penhora para pagamento de honorários advocatícios

Página de Repetitivos e IACs inclui julgados sobre penhora para pagamento de honorários advocatícios -…

15 minutos ago

STJ – STJ amplia e dá mais transparência às sessões virtuais; novo sistema facilita acompanhamento do público

STJ amplia e dá mais transparência às sessões virtuais; novo sistema facilita acompanhamento do público…

16 minutos ago

Cometa que passará perto da Terra poderá ser visto no Brasil – Agência Brasil

Um dos cometas mais importantes a passar perto da Terra neste século, estará visível com…

16 minutos ago

Flamengo sai na frente do Corinthians na semifinal da Copa do Brasil – Agência Brasil

No primeiro jogo sob o comando do técnico Filipe Luís, o Flamengo derrotou o Corinthians…

6 horas ago

STJ mantém candidatura de Anthony Garotinho a vereador no Rio – Agência Brasil

A cinco dias das eleições municipais, o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro…

7 horas ago