Categories: Diversos

PF prende dois suspeitos de matar filho de Mãe Bernadete – Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) prendeu dois suspeitos do assassinato de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, também conhecido como Binho do Quilombo. Ele era representante da comunidade quilombola de Pitanga dos Palmares, na Bahia, junto com sua mãe, Maria Bernadete Pacífico Moreira, também vítima de homicídio no ano passado. A operação ocorreu na tarde de quarta-feira (17) e manhã desta quinta-feira (18).

“Os elementos de informação produzidos no curso dos autos demonstram que os suspeitos utilizaram na empreitada criminosa um veículo fraudulentamente adquirido em nome de terceiro, financiado mediante utilização de documentos falsificados. Restou consignado, ainda, que o número de celular utilizado por um dos investigados à época do crime foi cadastrado em nome desta mesma pessoa”, explicou a PF, em nota.

Notícias relacionadas:

MP denuncia cinco suspeitos de matar Mãe Bernadete na Bahia.“Era sonho dela”, diz filho de Mãe Bernadete após delimitação de terra.Morte de Mãe Bernadete mostra face perversa do país, diz Itamar Vieira.“Essas foram circunstâncias que, no início, fizeram as investigações tomar um rumo que se distanciava da correta elucidação do fato criminoso. Identificado o verdadeiro usuário do terminal telefônico de interesse, foram deferidos os dois mandados de prisão em desfavor dos indiciados, cumpridos durante a deflagração da operação”, acrescentou.

A morte de Binho do Quilombo era investigada desde setembro de 2017, quando ocorreu o crime. Ele foi assassinato a tiros dentro do carro, perto de casa, na comunidade remanescente do quilombo Pitanga dos Palmares, no município de Simões Filho, na Bahia. A motivação do crime ainda não foi divulgada, Outros oito mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no estado. Armas e relógios de luxo foram recolhidos pelos agentes da PF.

A prisão dos suspeitos de matar Binho do Quilombo acontece quase um ano depois da morte de Mãe Bernadete, que lutou por anos por uma resposta para o assassinato do filho. Ela foi executada a tiros dentro de casa em agosto de 2023. Ela atuava como coordenadora nacional de articulação de quilombos e líder do quilombo Pitanga dos Palmares. Ela tinha denunciado a atuação de madeireiros em áreas de proteção ambiental.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a se manifestar pedindo uma investigação rigorosa. O caso também foi acompanhado pelo Ministério de Direitos Humanos e da Igualdade Racial.

*com informações da TV Brasil

Share

Recent Posts

Brasília se ilumina de verde e amarelo 2 dias antes de jogo da seleção – Agência Brasil

Brasília ganhou uma iluminação verde e amarela neste domingo (13), em pontos icônicos da cidade,…

4 horas ago

Skate street: Giovanni Vianna é prata e Rayssa fica em 4º em Sidney – Agência Brasil

O paulista Giovanni Vianna, de 23 anos, deu seu melhor na última volta da final…

8 horas ago

Chepngetich quebra recorde mundial feminino da maratona de Chicago – Agência Brasil

Ruth Chepngetich, do Quênia, teve um desempenho impressionante ao quebrar o recorde mundial feminino da…

10 horas ago

Flip atrai entre 27 mil e 30 mil pessoas a Paraty  – Agência Brasil

A 22ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) chegou ao fim neste domingo (13), após…

10 horas ago

SP sem luz: Aneel fará reunião de emergência com concessionárias – Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) fará, nas próximas horas, uma reunião com concessionárias…

11 horas ago

Rio Paraguai registra mínima histórica em ano mais seco no Pantanal – Agência Brasil

O Rio Paraguai chegou ao seu nível mais baixo já medido, segundo o Serviço Geológico…

12 horas ago