Categories: Diversos

Polícia Civil derruba monumento às vítimas da chacina do Jacarezinho – Agência Brasil

Na tarde de ontem (11), a Polícia Civil entrou com os blindados, conhecidos como caveirões, na favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro, e derrubou o monumento inaugurado na sexta-feira (6) para homenagear os mortos na Operação Exceptis, ocorrida no dia 6 de maio do ano passado LINK 1. O memorial consistia em uma parede com cerca de 1,7m de altura e 1,5m de largura, pintada de azul, onde foram fixadas placas com o nome dos 28 mortos, incluindo o policial André Leonardo de Mello Frias.

O monumento ficava em uma calçada, paralelo à rua, construída de forma a não impedir a circulação de pessoas nem de veículos. Em vídeos divulgados nas redes sociais, aparecem cerca de dez policiais, com coletes à prova de bala, retirando as placas com pés-de-cabra, e depois amarrando a construção com uma corda ao caveirão, que puxa a parede, que se quebra ao cair no chão.

Em nota, a Polícia Civil explicou a decisão de derrubar o monumento: “A Polícia Civil, por meio da 25ª DP (Engenho Novo) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), retirou, na tarde desta quarta-feira (11/05), o memorial ilegal construído em homenagem aos 27 traficantes mortos em confronto com a Polícia Civil durante operação na comunidade do Jacarezinho, ocorrida em 6 de maio de 2021. Durante a diligência também foi realizada perícia no local e no material apreendido formalmente”.

A polícia alega que os 27 mortos na operação tinham “passagem pela polícia” e “envolvimento comprovado com atividades criminosas” e que a construção não tinha autorização da prefeitura. Diz também que a viúva do policial não autorizou a inclusão do nome dele “junto com o nome dos traficantes”.

Prefeitura

Procurada para responder sobre qual órgão municipal concede autorização para construção e derrubada de monumentos na cidade, a Secretaria de Ordem Pública e a Prefeitura encaminharam a solicitação para a Secretaria de Conservação, que, por sua vez, informou apenas que “desconhece essa iniciativa”.

Direito à memória

O Observatório Cidade Integrada, que reúne organizações sociais com atuação nas favelas e um dos responsáveis pela construção do memorial, divulgou nota lembrando que a inauguração do memorial fez parte das atividades promovidas pelo observatório no Jacarezinho.

O texto reforça que as operações da chamada “guerra às drogas” fazem vítimas civis e entre os policiais nas incursões, “que só têm como foco territórios pobres e negros”.

“Enquanto a violência for a única resposta do Estado às populações vulnerabilizadas, a sociedade civil continuará se articulando em prol dos direitos humanos para defender estes espaços. Entretanto, acreditamos que isso deverá ser feito através do diálogo e construção de políticas públicas em conjunto com instituições como a Defensoria Pública, como fizemos até o momento”, diz o Observatório Cidade Integrada.

O diretor da Federação de Favelas do Rio de Janeiro (Faferj), Derê Gomes, disse que o memorial foi criado para acolher as famílias das vítimas da operação. Para ele, a ação policial de ontem foi arbitrária e ilegal, já que não houve nenhuma manifestação judicial a respeito da construção.

“A gente entende isso como um ataque, não só à memória dessas pessoas, mas um ataque aos familiares dessas pessoas, um ataque às favelas”, disse.

Share

Recent Posts

Soluções inovadoras levam acessibilidade para pessoas com deficiência – Agência Brasil

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado neste sábado (21), foi criado em…

7 horas ago

Indígenas de MT lutam por sobrevivência após um mês de queimadas – Agência Brasil

Há mais de um mês, povos indígenas de Mato Grosso sofrem com os incêndios florestais…

7 horas ago

MST refloresta área de assentamento na região do Vale do Rio Doce – Agência Brasil

Na data em que se comemora o Dia da Árvore, 21 de setembro, o Movimento…

8 horas ago

Lula segue para 79ª Assembleia da ONU, em Nova York – Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca na noite deste sábado (21) em Nova…

8 horas ago

Parada PCD em SP celebra diversidade e reforça luta contra exclusão – Agência Brasil

Em junho de 2023, Sônia Maria de Jesus, que vivia em condição análoga à escravidão…

9 horas ago

Corinthians e São Paulo decidem Brasileiro feminino da Série A1 – Agência Brasil

Corinthians e São Paulo decidem no próximo domingo (20), a partir das 10h (horário de…

9 horas ago