Categories: Diversos

Prazo para justificar ausência nas eleições municipais termina hoje – Agência Brasil

Termina hoje (7) o prazo para que eleitores que não votaram no segundo turno das eleições municipais justifiquem sua ausência no pleito de outubro de 2024.

A justificativa pode ser feita presencialmente, em um cartório eleitoral; pela internet, nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais eleitorais dos estados; ou pelo aplicativo e-Título, disponibilizado para smartphones.

Notícias relacionadas:

Moraes absolve pessoa em situação de rua presa por atos golpistas.Justiça Militar envia ao Supremo inquérito contra coronéis .STF autoriza Chiquinho Brazão a deixar prisão para exame cardíaco.No caso do aplicativo, basta acessar o link “mais opções” e, em seguida, selecionar o local do pedido de justificativa de ausência. “Logo após, é preciso preencher o formulário com os dados solicitados. Para justificar a ausência pelo app, é necessário que o eleitor esteja com o título eleitoral regular ou suspenso”, informa o TSE.

Na sequência, um código de protocolo é gerado para que o eleitor acompanhe o andamento da solicitação. “O requerimento será transmitido à zona eleitoral responsável pelo título da eleitora ou do eleitor para análise. Após a decisão sobre a aceitação ou não da justificativa, a pessoa será notificada”, diz o tribunal.

A justificativa de ausência é necessária somente para quem tem a obrigação de votar. No Brasil, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para pessoas analfabetas, com idade entre 16 e 18 anos e maiores de 70 anos.

O prazo de 60 dias desde o segundo turno também vale para quem estava no próprio domicílio eleitoral e não votou por algum motivo justo.  Nesses casos, é necessário anexar a documentação que comprove o motivo da ausência à eleição para análise do juiz eleitoral responsável pela área daquele eleitor faltoso.

A justificativa via online, no site do TSE, deve ser feita na página eletrônica de Autoatendimento Eleitoral. É preciso informar os números do título eleitoral, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o nome, a data de nascimento e o nome da mãe (caso conste). O internauta poderá acompanhar o andamento do pedido encaminhado à Justiça Eleitoral no mesmo endereço virtual.

Caso o eleitor opte por justificar a ausência em um cartório eleitoral, é necessário que preencha o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) e entregá-lo ou enviá-lo pelo Correio à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título. Assim que for aceita, a justificativa será registrada no histórico do título de eleitor.

A ausência injustificada às urnas resulta em sanções ao eleitor que faltou às eleições municipais. Entre elas, está o pagamento da multa imposta pela Justiça Eleitoral. A base de cálculo para aplicação das multas previstas na Resolução, salvo se prevista de forma diversa, será R$ 35,13. Pessoas que declaram estado de pobreza são isentas do pagamento da multa por ausência às urnas.

Share

Recent Posts

Inflação oficial do país em 2024 é de 4,83%, acima do limite da meta – Agência Brasil

Com o resultado de 0,52% em dezembro, a inflação oficial do país fechou 2024 em…

16 minutos ago

Notícia da prisão de Corina, logo desmentida, tensiona posse de Maduro – Agência Brasil

A notícia da prisão da principal figura da oposição venezuelana, María Corina Machado, que circulou…

16 minutos ago

Peruíbe decreta situação de emergência, município tem 442 desabrigados – Agência Brasil

Subiu para 442 o número de desabrigados no município de Peruíbe, litoral paulista. Ontem (9),…

16 minutos ago

Analistas criticam impunidade de militares na história do país – Agência Brasil

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, avalia que o Brasil precisa debater “com…

1 hora ago

Venezuela: Maduro assume 3º mandato e promete reforma na Constituição – Agência Brasil

Em meio às pressões externas e internas, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, deve assumir,…

1 hora ago

STJ – Jurisprudência sobre pacto antenupcial é destaque em reportagem especial

Jurisprudência sobre pacto antenupcial é destaque em reportagem especial - Jurisprudência sobre pacto antenupcial é…

2 horas ago