Categories: Diversos

Prazo para retirada do ar de site de atestados médicos vence 4ª feira – Agência Brasil

Vence nesta quarta-feira (24) o prazo dado pela Justiça para que o site atestadomedico24.com seja retirado do ar. O site – que promete atestados médicos sem realização de consulta presencial, por R$ 29 – foi denunciado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), que moveu a ação.  

Desde 2023, o Cremesp vem buscando a remoção da ferramenta, que tem sede na cidade de Hamburgo, na Alemanha, e não conta com representação no Brasil. O domínio está registrado pela Amazon, que é a responsável por retirar o site do ar. 

Notícias relacionadas:

Cremesp interdita médico denunciado por abuso sexual em São Paulo.Servidores já podem usar aplicativo para enviar atestados médicos.A liminar foi concedida pela juíza substituta Tatiana Pattaro Pereira, da 14ª Vara Cível Federal de São Paulo, sob a alegação de que um médico só pode exercer legalmente a sua profissão no Brasil após o registro de seu diploma no Ministério da Educação e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM). 

Para a magistrada, o risco de dano é evidente, considerando que a comercialização de atestados médicos indevidos representa risco de lesão aos consumidores. “Tendo em vista que os documentos juntados aos autos comprovam o fornecimento de atestados médicos emitidos em desconformidade com a legislação brasileira, bem como revelam que a parte ré é a provedora de hospedagem do site, verifico a presença dos requisitos necessários para a concessão da tutela de urgência requerida”, acentuou.

Questionário

Segundo o Cremesp, os atestados eram emitidos após preenchimento de questionário online, sem uma consulta médica. O site informou nos autos que os atestados são emitidos por médicos internacionais, que não precisam de licença no país porque trabalham online.  O presidente do Cremesp, Angelo Vattimo, comemorou a decisão e disse que – diante de um caso tão prejudicial à sociedade e à medicina – a decisão demonstra que casos como esse não devem ser aceitos, e sim enfrentados.

“O Cremesp sempre atuará a favor da comunidade, e, por isso, peço que sempre nos encaminhem denúncias nesse sentido para que possamos adotar providências,” afirmou. O Cremesp informou ainda que, caso o site não seja retirado do ar, comunicará à Justiça. 

Share

Recent Posts

Secretário-geral da ONU pede “espírito de consenso” para G20 avançar – Agência Brasil

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse neste domingo (11) que os…

2 horas ago

Brasil e Itália reforçam laços históricos e discutem situação da Enel – Agência Brasil

Em encontro com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, que ocupa atualmente a presidência do…

9 horas ago

PF investigará incêndio na casa de autor de atentado em Brasília – Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) vai investigar o incêndio que aconteceu neste domingo (17), na casa…

10 horas ago

EUA formalizam apoio à conservação em visita de Biden à Amazônia – Agência Brasil

O governo dos Estados Unidos anunciou na manhã deste domingo (17) a consolidação de um…

11 horas ago

África do Sul dará continuidade ao trabalho brasileiro, diz Planalto – Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, neste domingo (17), no Rio de…

12 horas ago

Mauro Cid prestará novo depoimento à PF na terça-feira – Agência Brasil

O tenente-coronel do Exército Mauro Cid, ex-ajudante de Ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, prestará novo…

12 horas ago