Categories: Diversos

Prefeitura do Rio autoriza criptomoedas para pagamento do IPTU 2023 – Agência Brasil

A Prefeitura do Rio de Janeiro autorizou o credenciamento de empresas que utilizarão criptomoedas para realizar operações de pagamento do IPTU 2023. Segundo a administração municipal, o Rio passa a ser a primeira cidade do Brasil a oferecer aos contribuintes este meio de pagamento de um tributo, que não será limitado apenas a uma moeda digital.

O decreto publicado hoje (11) no Diário Oficial do Município, indica que a prefeitura vai contratar empresas especializadas em realizar a conversão dos ativos cripto em reais. Com a medida, o município receberá 100% do valor na moeda corrente, sem nenhum custo adicional para a capital.

Para o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a iniciativa coloca a cidade na vanguarda do mercado cripto ao estimular a circulação destas moedas na economia. “O Rio de Janeiro é uma cidade global. Por isso, estamos acompanhando os avanços tecnológicos e econômicos do universo dos ativos financeiros digitais. Temos um olhar para o futuro e queremos contribuir para que se torne a capital da inovação e tecnologia do país. E já saímos na frente. Somos a primeira cidade do Brasil a oferecer este tipo de pagamento ao contribuinte”.

Notícias relacionadas:

Operação combate fraudes com criptomoedas no Brasil e no exterior.Para o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a iniciativa coloca a cidade na vanguarda do mercado cripto ao estimular a circulação destas moedas na economia. “O Rio de Janeiro é uma cidade global. Por isso, estamos acompanhando os avanços tecnológicos e econômicos do universo dos ativos financeiros digitais. Temos um olhar para o futuro e queremos contribuir para que se torne a capital da inovação e tecnologia do país. E já saímos na frente. Somos a primeira cidade do Brasil a oferecer este tipo de pagamento ao contribuinte”.

Para analisar o que está sendo o uso das criptomoedas, a prefeitura vai acompanhar as informações do ritmo dos pagamentos por meio de um relatório diário. A secretária de Fazenda e Planejamento, Andrea Senko, disse que inicialmente, o uso das criptomoedas como forma de pagamento será apenas para IPTU, mas a intenção é estender a outros tributos. “Queremos avaliar como a cidade irá se comportar com essa nova modalidade de pagamento para futuramente incluirmos em outros tributos”, revelou.

Share

Recent Posts

Lula: multilateralismo é único caminho para superar urgência climática – Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta terça-feira (24), que os países são…

26 minutos ago

Programa amplia crédito a pequenos provedores de internet – Agência Brasil

O Ministério das Comunicações lançou nesta terça-feira (24) o Programa Acessa Crédito Telecom para expandir…

26 minutos ago

Seca extrema atingiu 42 territórios indígenas em julho, diz Coiab – Agência Brasil

A seca extrema afetou, somente em julho deste ano, 42 territórios e 3 mil domicílios indígenas,…

26 minutos ago

Influenciadora Deolane é solta após conseguir habeas corpus – Agência Brasil

A advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra Santos foi solta nesta terça-feira (24). Ela estava…

26 minutos ago

Painel permite consulta a recursos repassados para segurança pública – Agência Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou nesta terça-feira (24) a primeira etapa do…

2 horas ago

Anvisa proíbe medidor de pressão e termômetro com coluna de mercúrio – Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, em todo o território brasileiro, a fabricação,…

2 horas ago