Categories: Diversos

Presidente do TSE faz balanço sobre manhã de votação – Agência Brasil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, concedeu, há pouco, uma entrevista coletiva para fazer um balanço sobre as primeiras horas da votação do segundo turno em todo o país. 

Moraes afirmou que houve diminuição das filas de eleitores em relação ao primeiro turno e foi registrado número pequeno de urnas eletrônicas substituídas. 

Notícias relacionadas:

Transparência Eleitoral diz que 2º turno transcorre com tranquilidade.Chefe da missão da OEA diz que eleições fortalecerão a democracia.TSE proíbe PRF de fazer operações que afetem transporte público.O ministro informou que foram registradas filas em postos de votação em Lisboa e Paris. Segundo Moraes, devido ao grande número de eleitores nesses locais, mais seções eleitorais deverão ser criadas em Portugal e na França nas próximas eleições. 

Operações da PRF

Sobre operações policiais que estariam sendo feitas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas estradas, Moraes disse que não houve prejuízos aos eleitores. 

O presidente relatou que se reuniu com diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, e foi informado por ele que as operações realizadas pela corporação envolvem a fiscalização do descumprimento das regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como pneus carecas e faróis queimados, e não houve descumprimento de sua decisão. 

Ontem (29), Moraes proibiu a PRF de realizar operações que pudessem afetar o transporte público de eleitores, fosse pago ou gratuito, sob pena de responsabilização criminal do diretor-geral da corporação em caso de descumprimento.

Moraes afirmou que ônibus que foram parados pelos agentes retornaram ao local de destino e que os eleitores conseguiram votar. 

“O prejuízo que causou aos eleitores foi o atraso durante a inspeção. Nenhum ônibus voltou para a origem. Todos foram para a seção eleitoral e votaram”, garantiu. 

Desinformação

Sobre o combate à divulgação de desinformação pelas redes sociais durante o pleito, Moraes disse que sete sites foram desmonetizados, 701 URLs foram removidas, 15 perfis de grandes “propagadores de desinformação˜ foram suspensos e cinco grupos no Telegram foram derrubados, um deles com 580 mil participantes. 

“Nessa reta final, nós continuamos verificando e vistoriando as redes visando diminuir a inundação de notícias fraudulentas, concluiu. 

Assista à entrevista na íntegra:

Share

Recent Posts

STJ – Não cabe acordo de não persecução penal em casos de homofobia, decide Quinta Turma

O colegiado levou em consideração a decisão do Supremo Tribunal Federal, tomada no ano passado,…

24 minutos ago

STJ – Juízo da recuperação é incompetente para habilitar crédito sem liquidez

Juízo da recuperação é incompetente para habilitar crédito sem liquidez - Juízo da recuperação é…

25 minutos ago

STJ – STJ celebra 15 anos de atuação dos colaboradores com deficiência auditiva em evento alusivo ao Dia Nacional dos Surdos

STJ celebra 15 anos de atuação dos colaboradores com deficiência auditiva em evento alusivo ao…

25 minutos ago

Bets não autorizadas serão suspensas nesta terça – Agência Brasil

A partir desta terça-feira (1º), as bets (empresas de apostas eletrônicas) que não pediram autorização…

25 minutos ago

Eleitor que não votar no primeiro turno tem 60 dias para justificar – Agência Brasil

Os eleitores que não comparecerem às urnas no próximo domingo (6) terão prazo de 60…

25 minutos ago

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 40 milhões – Agência Brasil

As seis dezenas do concurso 2.781 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário…

25 minutos ago